Eai, galera! Tudo de boas?
Hoje estou aqui pra apresentar para vocês uma resenha sobre o álbum Dedicated da fada do Pop: Carly Rae Jepsen. Se não lembra dela, ela é a autora da música “Call Me Maybe”, que estourou há 7 anos. Pois é, depois da Era do “Call Me Maybe”, Carly lançou o álbum E.MO.TION em 2015, que teve grande inspiração em Cyndi Lauper e no cenário do pop musical dos anos de 1980. Esse álbum rendeu até mesmo uma segunda parte, o E.MO.TION Side B, que foi lançado em 2016. Depois disso a cantora ficou em pausa. Vale ressaltar que a Era do E.MO.TION foi importante para inserir os trabalhos da cantora como patrimônio da comunidade LGBTQ+.
Cá estamos nós, em 2019, três anos após E.MO.TION, com um novo material de Carly Rae Jepsen, o quarto álbum de estúdio Dedicated, lançado no dia 17 de Maio de 2019 pelas gravadoras 604, School Boy e Interscope.
Neste álbum, Carly manteve as influências na vibe “throwback” ou música das antigas, tendo grande inspiração no estilo musical Disco dos anos de 1970 e 1980. Inclusive, a cantora afirmou que ABBA e Bee Gees foram revisitados várias vezes enquanto ela compunha diversas das músicas (Carly comentou que compôs quase 200 músicas para essa Era, socorro kkk).
A Era Dedicated começou com o lançamento do single “Party For One” em 1 de Novembro de 2018. Seguido pelo lançamento do single duplo “Now That I Found You” e “No Drug Like Me” em 27 de Fevereiro de 2019. Depois, Carly lançou “Julien” em 19 de Abril, que a cantora considera a música que resume o estilo do álbum. Por fim, aconteceu o lançamento de “Too Much” em 9 de Maio.
Resumindo: foram lançadas 5 músicas antes do álbum, que contém 15 músicas:
1 – Julien
2 – No Drug Like Me
3 – Now That I Found You
4 – Want You In My Room
5 – Everything He Needs
6 – Happy Not Knowing
7 – I’ll Be Your Girl
8 – Too Much
9 – The Sound
10 – Automatically in Love
11 – Feels Right (featuring Electric Guest)
12 – Right Words Wrong Time
13 – Real Love
14 – For Sure
15 – Party For One
O álbum pode ser considerado coeso por manter um estilo de Synth-Pop ou Eletropop, o que é o diferencial da imagem da artista, que busca inspiração em músicas de gerações antigas remodeladas em produções contemporâneas. A mistura do antigo com o novo.
Ainda, o álbum mantém o estilo Synth-Pop misturando-o com outros estilos musicais. “Julien” que é a música que a cantora considera resumir o estilo do álbum tem uma pegada do Disco dos anos de 1970. Enquanto “Want You In My Room” foi produzida como se fosse uma música realmente dos anos 1980. “I’ll Be Your Girl” tem o synth-pop misturado com o ska punk e o single “Too Much” tem influência no Reggaeton. Além disso, “Feels Right” tem o synth-pop misturado com o funk americano e “For Sure” tem influências em músicas africanas, numa pegada tribal.
Daí você pensa, como que ela mistura funk, reggaeton, punk, disco e até mesmo o estilo tribal em um mesmo álbum e ele vai ser coeso no som? Só ouvindo para você realmente perceber que isso acontece. Todos os estilos possuem o synth-pop conectado, o que pode nos mostrar que o Pop não é apenas um estilo genérico mas sim um estilo com potencial de variedade gigantesca.
Além disso tudo, Dedicated é conceitinho haha. Ao notar o conteúdo lírico das músicas na sequência em que foram organizada no álbum, podemos perceber que há uma história. “Julien”, a primeira faixa, fala sobre um amor dos sonhos e bem idealizado. As faixas seguintes falam sobre aprofundamento de relacionamentos, sobre corações quebrados e sobre se apaixonar novamente (profundamente). Ou seja, o álbum mostra idas e vindas do amor e o fato de continuarmos a procura desse amor, mesmo depois de ter dado errado várias vezes. Ao final, o álbum encerra com “Party For One”, que fala sobre não precisarmos de um relacionamento amoroso para nos divertir ou para aproveitar a vida (hino da independência e da superação aaaaaaaa).
Por isso, o título Dedicated do álbum fala sobre a dedicação à busca pelo amor que temos, mas também pode falar sobre a dedicação a si mesmo, porque no final do dia o importante é você amar a si mesmo haha.
O nome Dedicated também foi escolhido por ser uma música que Carly compôs, mas que foi cortada do álbum. Pelo menos a cantora afirmou que pretende lançar um Side B do álbum (do mesmo jeito que fez com E.MO.TION), com músicas muito importantes que não couberam neste álbum. Ufa, que venha mais!
O álbum está disponível em todas as plataformas de streaming e também em vendas físicas. Quem não checou ainda, vá lá checar. Aqui estão outros clipes lançados desse álbum: