Hoje vou fazer a resenha de um filme com base em fatos reais, mas calma, não é nenhum terror ou coisa do tipo, muito pelo contrário, a história é inspiradora.
“O Menino Que Descobriu O Vento” foi distribuído pela Netflix em março de 2019. Seu gênero é drama, e tem sua nacionalidade é bem diversa: conta com EUA, Malauí França e Reino Unido.
A história se passa no Malauí, continente africano, e nosso protagonista é William Kamkwamba (Maxwell Simba), um jovem que vem de uma família pobre e de agricultores. William se dedicava a consertar rádios em troca de algum dinheiro para conseguir ajudar em casa. Desde sua primeira aparição no filme, podemos ver que tem um dom de grande inteligência para coisas eletrônicas/ movidas à energia.
Sua maior felicidade se apresenta quando seus pais conseguem o colocar numa escola, que era paga, porém ele é obrigado interromper a frequência devido à impossibilidade de pagar as mensalidades.
O menino tenta assistir aulas clandestinamente, chantageando seu professor de ciências (que possui um namoro secreto com sua irmã) para deixá-lo ver suas aulas e ter acesso à biblioteca da escola. É neste momento que ele aprende sobre engenharia elétrica e produção de energia.
Se lembram que eu disse que ele vinha de uma família de agricultores? Ou seja, a renda da família dependia disso, porém a falta de colheita devido à seca leva a população local (desamparada pelo governo) passar fome, tumultos por racionamento do governo acontecem e a família de William acaba sendo roubada, seus poucos grãos que mal davam para eles, já não restou nada a essa altura do filme.
As pessoas logo começam a abandonar a aldeia, a irmã de William foge com seu ex-professor para deixar a família “com uma boca a menos para alimentar”.
O filme é bem intenso, a filmografia do mesmo é excelente, os atores são bem expressivos, o que é muito importante num filme baseado em fatos reais. Mostra uma realidade muito divergente da nossa, contudo mesmo o filme tendo cenas bem impactantes da seca e desespero do pai de família que precisa alimentar os seus, há esperança sempre. Vale muito a pena assistir, é um filme bastante interessante e inspirador.
O menino e seus estudos são capazes de melhorar a situação. Esta é a moral que o longa-metragem tem a nos passar, que mesmo nos casos mais difíceis, há possibilidade de melhorar desde que você tenha força de vontade para progredir, mesmo que os outros acreditem que é tudo um sonho, uma utopia, se você confia no seu conhecimento, pode ir aonde quiser.
Espero que tenham gostado da resenha de hoje, digam o que acharam nos comentários, se vão assistir ou se já assistiram.
Obrigada a você que leu até aqui, até a próxima resenha!!
Por Isabela Cabolon.
Eu assistir esse filme no mesmo dia que lançou na Netflix, e o que posso dizer dele que o mesmo e maravilhoso.
Super Recomendado
Um dos melhores filmes da atualidade inspirador, questionador e transformador!!