Depois de quase dois anos sem novos lançamentos e sem shows, Demi Lovato tem o seu tão esperado comeback com a música “Anyone”. Lançada em 26 de janeiro de 2020 com os selos da Island Records e da Hollywood Records, a faixa foi disponibilizada nas mídias digitais logo após uma performance ao vivo no Grammy de 2020.
Para quem acompanha a história de Demi nos últimos anos, é sabido que a cantora tinha uma imagem marcada pela sua luta contra os vícios – álcool e drogas – e contra distúrbios como a bipolaridade, aparentemente superados depois da primeira internação. A volta por cima foi reforçada pelo documentário “Simply Complicated” (2017) lançado pelo Youtube. Nele a cantora mostra o processo criativo do seu último álbum, “Tell Me You Love Me” (2017), cujas faixas estavam relacionados com a vitória de Demi às inúmeras dificuldades enfrentadas.
Infelizmente, a imagem de superação foi abalada após o lançamento da faixa “Sober”, em 2018, em que a cantora revela que teve uma recaída após mais de 6 anos de sobriedade:
I’m sorry I’m not Sober anymore
Desculpa, eu não estou mais sóbria.
Cerca de um mês após o lançamento de “Sober”, Demi Lovato teve uma overdose que quase a matou. Quatro dias antes de ser hospitalizada, a artista compôs e gravou em um único take a faixa “Anyone”, que caso tivesse sido divulgada na época, teria exposto a fragilidade de Demi em relação à falsa estabilidade.
A faixa foi gravada em julho de 2018, numa viagem de Demi a Montana para a gravação de um novo álbum. Enquanto preparava o take, Demi não fazia ideia do pedido de socorro que a música escondia: A consciência do estado em que se encontrava só chegou durante a internação, junto à promessa de que a faixa seria cantada no momento em que a artista realmente superasse a recaída. Além da alegria de finalmente encontrar-se numa situação estável, Demi ainda teve a oportunidade de performar a música no Grammy – primeira vez que pôde cantar uma música autoral na cerimônia -, retornando de forma triunfal, não é mesmo?
De fato, “Anyone” é uma baladinha de piano que pode ser caracterizada como um grito por ajuda, o que pode ser percebido de forma clara durante o refrão, em versos gritados como uma verdadeira oração em busca de socorro.
Anyone, please send me anyone
Lord, is there anyone?
I need someone
Alguém, por favor me mande alguém
Deus, existe alguém?
Eu preciso de alguém
Nos versos, Demi parece buscar ajuda na música e na própria mente, mas nada parece funcionar. Ela se sente sozinha, isolada, como se ninguém a escutasse ou pudesse ajudá-la. Os versos são cantados de forma grave e leve, como se fossem uma batalha na própria cabeça. Além disso, fala que todas as músicas que tinha escrito sobre superação não faziam mais sentido. O grito real pela ajuda celestial se torna claro no refrão da canção, cantado de forma aguda e forte, externando a batalha travada na própria cabeça.
Diferente das músicas de superação, que perderam sentido para Demi, “Anyone” não tem um final feliz. É como se nem mesmo Deus pudesse ouvi-la, sendo suas orações bobas para um Ser que não estava ouvindo e tampouco, viria em seu socorro, expondo a fé que a artista perdeu durante a batalha interior.
Atualmente, a cantora acredita ter recuperado a própria Fé, sua vontade de viver e a sua sobriedade – ela está sóbria há 1 ano. Considerando que “Anyone” representa a fração da história do que aconteceu antes da overdose, Demi revelou que irá lançar uma canção que conta o que aconteceu depois.
Sobre a performance do Grammy, ao começar a cantar e ver a mãe e as irmãs, Demi ficou emocionada, principalmente por ter lembrado das vezes em que ouviu a faixa durante a internação, o que fez com que precisasse interromper a canção para se recompor. Contudo, após recomeçar o show, a cantora arrasou na performance, tanto vocalmente, quanto na demonstração da emoção e do significado da faixa na sua história. O público, ao final da belíssima performance, levantou-se para aplaudir a artista, que no momento não fazia ideia de que sua canção seria o momento mais comentado do espetáculo nas redes sociais.
Apesar da repercussão, “Anyone” não receberá clipe, nem será amplamente promovido, visto que a faixa não abrirá a nova Era de Demi. Na ausência de informações sobre o novo projeto da cantora, resta a nós continuar nos emocionando com a canção e esperar ansiosamente pelos próximos passos da artista, que nos emocionou com sua história de superação e com seu retorno triunfal. Por fim, a apresentação, além do gostinho de “quero mais”, nos ensina que recaídas são normais, mas não nos impedem de levantar do chão.
Por Iago Fillipi e Yuri Silva.
Rainha que merece ser enaltecida!