Assassinato no Expresso do Oriente (1934) de Agatha Christie

[spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

 

Já imaginou estar preso em um expresso lotado que acaba parando por causa de uma gigantesca nevasca? Péssimo, né? Imagine que agora ocorreu um assassinato e o assassino está preso junto com você, mas no meio de tantos passageiros será necessário uma astuta investigação pra descobrir quem ele é. Essa é a premissa de Assassinato no Expresso do Oriente.

O livro é narrado em 3ª pessoa e é dividido em três partes: I. Os fatos; II. Os testemunhos; III. Hercule Poirot para e pensa.

Hercule Poirot é um detetive particular experiente, além de ser famoso pela resolução de vários casos populares e complexos. Durante uma tempestade de neve muito forte, o Expresso do Oriente – trem onde ele está viajando – é obrigado a parar. É durante essa parada que ocorre um crime que coloca Poirot no lugar e na hora certa para desvendar mais um mistério. O detetive tenta desvendar o crime analisando o local do assassinato – que apresenta diversas pistas falsas – e entrevistando todos os passageiros.

Os personagens foram muito bem apresentados, cada um com a sua personalidade e peculiaridade, mas a característica mais interessante e que fez a leitura ficar mais divertida, foi o fato dos personagens apresentarem traços caricatos. Cada um com o seu toque de mistério contribui com o clima de suspense e a necessidade de tentar descobrir quem realmente está por trás do crime.

Vergonhosamente, preciso admitir que todas as minhas tentativas de resolver o mistério do assassinato resultaram em fracasso. Não foi por falta de tentativa, porque me empenhei bastante. Fiz várias anotações, sobre os personagens e situações estranhas. Acho que a narrativa simples e direta de Agatha me fez subestimá-la a princípio. Talvez isso tenha atrapalhado o meu empenho (sim! Eu tenho uma desculpa!). Para a próxima história, já encomendei o meu quadro de feltro e os post-its para acompanhar o caso com mais afinco.

Falando sério agora, vocês não fazem ideia de como o final deste livro me surpreendeu. Ignorando o lance de ter me sentido trouxa e vibrado com uma possível conspiração bem-sucedida – que depois se provou infeliz – a forma com que a história foi conduzida, te dando todos os fatos e depois vindo com uma avalanche de surpresas que fizeram todo sentido me deixou maravilhada.

[/spb_text_block] [spb_text_block element_name=”Citação” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

“Algumas coisas estão nas mãos de Deus. Não cabe a nós dizer se merecemos chegar em segurança ao destino, ou, se como Lúcifer, devemos descer.”

[/spb_text_block] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Para todos que não conhecem o motivo da autora ser considera a rainha do crime, recomendo ler este livro. Para todos amantes de um bom romance policial embarque com Poirot nessa obra.

Confira o trailer legendado do filme ASSASSINATO DO EXPRESSO DO ORIENTE lançado em 2017 inspirado na obra da autora. 

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_video element_name=”Vídeo” link=”https://www.youtube.com/watch?v=1LqXLJEq4sw” remove_related=”yes” autoplay=”no” full_width=”no” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”90px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image image=”21766″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/2″ el_position=”first”][/spb_image] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/2″ el_position=”last”]

Agatha Christie, foi uma escritora britânica que atuou como romancistacontistadramaturga e poetisa. Destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de “Rainha/Dama do Crime” . Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”image” color_row_height=”content-height” bg_image=”21764″ bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”yes” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” el_class=”bg-fundo-post” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”first”] [spb_image image=”21765″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [/spb_column] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” el_class=”texto-a” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Assassinato no Expresso do Oriente

Autor: Agatha Christie

Ano de Publicação no Brasil: 2014

Gênero: Romance Policial

Editora: Harper Collins

Nº de páginas: 240

País de origem: EUA

[/spb_text_block] [/spb_column] [/spb_row]

4 thoughts on “Assassinato no Expresso do Oriente (1934) de Agatha Christie”

  1. Lembro que foi quando assisti o filme que ouvi falar da Agatha, uma vergonha eu sei, mas minha mãe me contou que lia os livros dela quando nova, então eu de curiosa fui ler este e me apaixonei, hoje em dia sou fã do trabalho da rainha do crime!!

  2. Babih Bolseiro

    Eu adorava os livros da Agatha. Li muito quando era adolescente. Tempos atrás fui reler e tive uma decepção: achei muito fraco e sem graça! Preciso reler outros livros dela para ver se é isso mesmo (não, não era esse kkkk). Eu adoro essa história e curti muito o filme! Consegui assistir no cinema em SP (até ano passado não tinha cinema aqui). Eu ri com a parte do quadro de feltro (também queria um aliás kkkk).

  3. Litera_amor1.0

    Vou assistir a adaptação PRIMEIRO, porque sou dessas. Tinha muitas dúvidas por onde começar, e essa resenha me deu essa confirmação. Esse ano eu vou conseguir ler a Agatha ? e esse livro é o escolhido. Muito obrigada pela dica

  4. Gente, Agatha é maravilhosa (Olha a intimidade kkkkk). Li um excelente dela, “Morte na Mesopotâmia”. Me acabei, o jeito que ela esconde o assassino e no final nos engana é espetacular. Vou procurar ler, depois dessa resenha massa.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *