[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image image=”25151″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]
“Quo Vadis, Aida ?” é um filme da Bósnia e da Herzegovina dirigido pela cineasta Jasmila Žbanić e protagonizado pela ótima Jasna Đuriči. Foi um dos indicados na categoria de melhor filme internacional da última edição do Oscar. No total, sua co-produção se deu através da cooperação de doze produtoras de vários países.
É importante contextualizar a história real por trás da trama. Ela é ambientada durante o período turbulento da Guerra da Bósnia, que durou de 1992 a 1995, sendo o maior conflito da Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Aida, a protagonista, está no meio disso tudo enquanto trabalha como tradutora em uma base da ONU.
Quando sua cidade, Srebrenica, é invadida pelo exército sérvio, sua família e outros milhares de civis são obrigados a fugir para a região segura da base. Enquanto o caos se aproxima do lugar, Aida só pensa em salvar as vidas do marido e dos dois filhos.
O domínio de Jasmila Žbanić sobre a história é tão grande que ela sabe distribuir os momentos tensos de maneira igual. A sensação de que tudo vai desmoronar acompanha cada minuto do filme, sendo impossível desgrudar o olho da tela. Aida carrega esse momento principalmente quando corre de um lado a outro da base militar holandesa, tentando salvar sua família de um cenário iminente de tragédia.
É visível que ela também faz o que pode (e o que não pode) pelos outros milhares de civis. Quando não faz, a forte atuação de Jasna Đuričić transmite a impotência da personagem diante do caos.
Mesmo abordando uma guerra, o filme não exibe cenas explícitas de violência, apenas indica ao telespectador o que aconteceu. A omissão de um organismo internacional em relação à vida de milhares de civis choca muito mais. Cada uma daquelas pessoas forma um personagem que morre de maneira lenta, dolorosa e sem que ninguém intervenha.
“Quo Vadis, Aida?” narra os horrores da guerra através de uma direção segura que usa de cenas sugestivas em favor da agonia. Se você for assistir, certamente o filme irá deixar uma forte reflexão sobre o nosso futuro como sociedade.
[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_video element_name=”Vídeo” link=”https://www.youtube.com/watch?v=y251LyciC_Y” remove_related=”yes” autoplay=”no” full_width=”no” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”image” color_row_height=”content-height” bg_image=”24899″ bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”yes” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” el_class=”bg-fundo-post” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”first”] [spb_image image=”25152″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [/spb_column] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” el_class=”texto-a” width=”1/1″ el_position=”first last”]
Quo Vadis, Aida?
Gênero: Drama e Guerra
Data de lançamento: 03 de Setembro de 2020
Diretor: Jasmila Žbanić
Elenco: Jasna Đuričić, Izudin Bajrović, Boris Isaković, Johan Heldenbergh, Raymond Thiry e Emir Hadžihafizbegović
Network: YouTube/ Now
País de Origem: Bósnia e Herzegovina
[/spb_text_block] [/spb_column] [/spb_row]