Claro que não poderíamos começar da melhor forma! A primeira entrevista do Bela Distopia é com a Editora Épos, então não percam a chance de conhecer um pouco mais sobre o trabalho dela. E a sigam também nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram)!
A Editora Épos foi fundada por duas mulheres, Natalia Curupana e Thamires Santos. O conceito da Épos, começou com a ideia de trazer histórias que tivessem significado para seus leitores. A palavra Épos é uma variação de epopeia, ligado ao gênero épico, que nasceu na Grécia e narra histórias de uma sociedade, geralmente envolvendo aventuras, guerras, viagens e gestos heroicos. A epopeia eterniza lendas e tradições que eram passadas de geração para geração (texto adaptado retirado do site).
A editora é nova no mercado, mas já chegou com uma proposta interessante de Antologia. O que levou vocês a escolher o tema de Vilões? E como foi o processo de seleção?
O tema Vilões surgiu a partir da ideia de que toda história tem dois lados. Nem sempre aquela ação ruim foi feita “apenas por fazer”, às vezes, ela é apenas o reflexo do que aquela pessoa passa ou do mundo ao seu redor fez dela. Então, decidimos tirar do palco os heróis já tão conhecidos e dar vozes aos antagonistas dessas mesmas histórias, para que pudessem expressar seus pensamentos e se tornarem protagonistas de suas próprias narrativas. Isso não os torna mais ou menos “vilões”, apenas mais complexos.
Por enquanto, há dois livros em andamento, além da Antologia. Ambos são fantasias, mas existem outros gêneros que vocês publicariam? Quais?
Ainda não possuímos todos os gêneros pré-definidos, ainda estamos buscando por livros que inovem o mercado e o mundo literário, independente de seu gênero e tipo. Queremos histórias inéditas e únicas. Na épos temos a crença de que todas as histórias são épicas, elas só precisam ganhar a devida voz.
Quais são as vantagens de ser um editor?
É como pegar uma pequena semente e vê-la germinar, pouco a pouco, tornando-se uma linda flor. Ter a satisfação de dar voz a autores que merecem, a liberdade de testemunhar novas e empolgantes criações, além, é claro, de poder contribuir e ampliar esse nosso amado mercado literário.
Qual é a maior dificuldade que uma editora nova precisa lidar no mercado?
Vender hahaha
Infelizmente, é a verdade. Poucos apostam rápido no produto de uma editora que acabam de conhecer. Transpor essa barreira entre a desconfiança do novo e a oportunidade, é o maior desafio. Ganhando o apoio dos leitores, o resto se conquista com dedicação e empenho.
Vocês têm planos para publicar livros de capa dura?
Sim! Nós gostaríamos muito!
Estamos em época de pandemia, então os prazos se alongaram. Mas quanto tempo leva em média para publicar um livro pela editora?
É um processo longo, de 6 a 9 meses, pois gostamos de dar atenção aos mínimos detalhes. Desde o processo de revisão passo a passo com o autor, a construção da capa, diagramação, teste de mancha, primeira impressão, tudo precisa estar perfeito e alinhado com as expectativas do autor e com a qualidade que nós, enquanto editora, esperamos alcançar. Afinal, é o mínimo que devemos oferecer!
Como é feita a seleção de novos escritores? E o que vocês esperam deles?
A seleção se dá através de formulários que liberaremos duas vezes ao ano. Estamos sempre buscando autores que se dediquem com paixão ao que fazem, e que, principalmente, acreditem no próprio trabalho. Com isso, não podemos esperar nada menos que o sucesso que merecem.
Mesmo não tendo lançado nenhum livro, vocês têm contato com possíveis leitores todos os dias pelas redes sociais. Como vocês imaginam que eles são?
Como nós! Apaixonados por livros, por personagens, por narrativas e histórias que nos envolvem a cada página. Antes de tudo, somos leitoras ávidas que amam os livros mais do que tudo!
Existe alguma faixa etária para os livros publicados pela editora ou vai depender? Aproveitando a pergunta, teremos hot?
Cada livro terá sua própria faixa etária, porém não temos um máximo ou mínimo pré-estabelecido. E sim, teremos hot, é um gênero tão sólido e envolvente quanto os outros! Aliás, Flame, da autora K. C. Franquini, nos trás uma história de amor arrebatadora que abre o catálogo de hots da editora!
Como vocês imaginam a editora em cinco anos?
Com muitas conquistas alcançadas! Livros maravilhosos, edições especiais, autores excepcionais e muitas edições comemorativas de luxo. Nós queremos crescer mais e mais, sempre com a maior transparência, dedicação e o apoio de todos.
Por último, o que podemos esperar dos próximos lançamentos?
Não podemos dar muitos spoilers, mas temos, confirmados, cinco lançamentos em 2020. Três vocês já conhecem, A Antologia – Epopeias Modernas: Vilões, Ruínas de Minaster e Flame, todos já em seu lugar de carinho junto conosco, e agora entra também no nosso catálogo o tão amado The Foxehole Court, primeiro lançamento internacional da editora. Em breve, estaremos também anunciando nosso último, mas não menos importante, lançamento do ano.
Podemos esperar um trabalho de qualidade, de muito amor e muita dedicação. Desejamos que nossos autores alcancem o sucesso merecido, e que vocês continuem nos acompanhando nos próximos anos, e que nossa jornada seja,para todo o sempre, épica!
Melhor editora! Adorei a entrevista!
Obrigada pelo comentário, Raianne! Concordo super contigo <3
Muito boa a entrevista. Parabéns, Anna! E a Épos é, sem dúvida, uma revelação, a começar do belo trabalho gráfico em seu site, a passar pela simpatia e dedicação da Natália e da Thamires e a terminar pela beleza de antologia que tem se tornado a “Epopéias Modernas: Vilões”. Vocês, “bebês”, são surpreendentes. Só espero que esse tal de “hot” tenha algo a ver com cachorro-quente… rs… Congratulações a todas!
Obrigada pelo comentário, Roberto! Concordo contigo em cada palavra. Absolutamente amei sua observação ao final hahaha Talvez melhor do que cachorro quente!
Primeiramente como comentei no insta, parabéns pela primeira entrevista, que venham muitas!
Segundo, adorei, eu amo mitologia grega e adorei a ideia de trazer os vilões como protagonistas de histórias, afinal as moedas sempre tem dois lados! Com certeza vou comprar um livro da Epos! Sucesso para a editora ❤️❤️
Vão vir lançamentos bem interessantes esse ano, fica atenta, Meli!
Não conhecia a editora e amei conhecer um pouquinho dela, através de vocês! Vocês são incríveis, tenho muito a aprender! Parabéns pela primeira entrevista!
Obrigada pelo comentário! Sim, dá uma olhada no trabalho da editora. Eles estão com ótimos lançamentos para esse ano *–*
Primeiro que so a logo da empresa ja é lindissima, é interessante ver editoras nacionais querendo trazer edições mais trabalhadas, mesmo que seja com apoio coletivo vale demais, o que grandes empresas ja consolidada infelizmente nao faz muito, vende edições ruins por valores absurdos, e um ponto que achei importante a editora ressaltar é o crescimento orgânico não so deles mas para os autores que estão no catálogo. Parabéns Épos e Anna pela belissima entrevista.
Obrigada pelo comentário, Carol. Concordo super contigo <3
Eu curti a história por trás do nome da editora. Livros de capa dura são um sonho. Adorei a temática dos vilões. Nem sempre eles são maus, apenas tem ideias diferentes. Tipo o Thanos, eu entendi o lado dele. É bom ter uma chance de apreciar o lado deles da história. Parabéns pela entrevista e muito sucesso para a editora! (Eu acho que um trabalho magnífico).
Eu imagino que o mercado editoral não seja nada fácil, mas é gratificante saber que mulheres como essas tomaram essa iniciativa de DÁ voz aos vilões. Tudo tem dois lados, duas versões. Já vou me inteirar mais sobre a editora. Sucesso