A Frequência Kirlian (2017-)

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image image=”22626″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

“La Frecuencia Kirlian” é uma série de animação argentina criada por Cristian Ponce e produzida pela Tangram Cine e a Decimu Labs. O episódio piloto, gravado em 2009, foi feito com atores reais, mas não chegou a ir ao ar. Apenas em 2015, em parceria com Hernán Bengoa (ilustrador), Cristian (direção e roteiro) chegou ao atual formato da animação. A série foi lançada no YouTube em 2017.

Em janeiro de 2019, a Netflix anunciou que a primeira temporada estaria disponível no catálogo, composta por cinco episódios. Na história somos apresentados a Kirlian, uma cidade do interior da argentina. Ela não está identificada nos mapas, nem em registros oficiais e é quase uma lenda urbana. Lá, todas as noites, pode-se ouvir um programa noturno de rádio: A Frequência Kirlian.

Entre os intervalos, o locutor solitário atende ligações bizarras dos ouvintes, que narram os fenômenos estranhos que cercam o local. Aos poucos, vamos conhecendo cada personagem, suas ações e as regras daquele universo. Apesar de contar histórias diferentes ao longo dos episódios, a série apresenta uma trama principal que amarra as demais.

A trilha sonora não fica nada a dever das trilhas de produções mainstreams. Usa e abusa dos sintetizadores, como também consegue trazer uma sensação de nostalgia e medo ao mesmo tempo. Os instrumentais são viciantes e engrandecem ainda mais o roteiro quando aparecem. Méritos do ótimo Marcelo Cataldo, responsável pela música original.

As histórias dos episódios são simples e curtas (geralmente duram de 8 a 10 minutos). A trama sobre as origens de Kirlian e a tão aguardada “noite do cometa” instigam nossa atenção. Considero todos os episódios bons, mas o quinto (“Um velho e seu cão”) é surreal. Os plot twists não são jogados de maneira aleatória, por isso, soam naturais.

Aliás, nada aqui é jogado de maneira aleatória. Inclusive, é uma ótima experiência rever os episódios e perceber detalhes que não reparamos em uma primeira vista. Ressalto aqui as dublagens, que tanto no idioma original, quanto em português são bem feitas. Netflix acertou dessa vez.

O conceito visual da série também é incrível e baseado, não por coincidência, na técnica de fotografia chamada “kirlian”. Os visuais são minimalistas, com cores sempre vibrantes nos contornos, e muitas sombras ao redor, ditando o clima fúnebre da narrativa. A direção competente enaltece as animações com cortes de cena criativos que mergulham nossa imaginação nos desenhos.

A série brinca com a quebra da quarta parede e a metalinguagem desde o começo. Ela convida o espectador a acompanhar a história, quase como um personagem de dentro da série. Recomendo muito que assistam o trailer antes para entender o que estou falando.

Uma das melhores animações dos últimos tempos. É inteligente, criativa e sombria. Para quem curte o podcast “Welcome to Night Vile” (2012) ou autores como H. P. Lovecraft ou Stephen King (citado na série, inclusive), vai adorar. Quem gosta de séries curtas também é um prato cheio. Em pouco mais de uma hora, você termina com a sensação de quero mais.

Você encontra os episódios na Netflix e no YouTube. A primeira temporada está disponível na streaming e o 1º episódio da segunda está no canal oficial da Tangram Cine, legendado em português. Dia 31/10 saem mais dois episódios inéditos no YouTube.

Não vejo a hora de descobrir mais sobre esse lugar intrigante.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_video element_name=”Vídeo” link=”https://www.youtube.com/watch?v=cwUw04mEHcg&feature=youtu.be” remove_related=”yes” autoplay=”no” full_width=”no” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”image” color_row_height=”content-height” bg_image=”22624″ bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”yes” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” el_class=”bg-fundo-post” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”first”] [spb_image image=”22623″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [/spb_column] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” el_class=”texto-a” width=”1/1″ el_position=”first last”]

A Frequência Kirlian

Gênero: Terror, Fantasia

Data de lançamento: 30 de Abril de 2017

Diretor: Cristian Ponce

Elenco: Nicolás Van de Moortele, Jorge Pinarello, Letizia Denise Bloisi, María Dupláa e Casper Uncal

Network: Netflix e YouTube

País de Origem: Argentina

 

[/spb_text_block] [/spb_column] [/spb_row]

2 thoughts on “A Frequência Kirlian (2017-)”

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *