Amor e Gelato (2017) de Jenna Evans Welch

Olá, leitores queridxs!

Vocês estão prontos, crianças? Porque hoje sou a capitã de vocês em mais uma resenha de livro, espero que o conteúdo agrade vocês. Hoje trago “Amor e Gelato”, um romance da autora Jenna Evans Welch. Foi publicado em 2017 pela editora Intrínseca.

Se trata de uma história não tão simples, um verão na Itália, uma antiga história de amor, um segredo de família e muuuuuuito gelato… Depois da morte de sua mãe, Hadley Emerson, Carolina fica com a missão de realizar uma promessa que fez a sua progenitora: ir até a Itália. Porém, só após o falecimento que ela descobre um pequeno detalhe que a figura materna esqueceu de mencionar quanto esta viagem, ela estaria indo à Florença a fim de conhecer o pai, Howard Mercer.

Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial  com um homem que lhe era desconhecido até então.

Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade, das comidas maravilhosas, o que Lina espera é poder ir embora correndo dali e retornar para Seattle para morar junto da família de sua melhor amiga Addie.

Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe de Sonia, uma amiga de seu pai que conhecera a mãe de Lina. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, no caso, a de seus pais… Um prato cheio para que Lina conheça também sua origem, mas uma indecisão enorme quanto decidir se quer ou não entender os segredos de sua mãe.

Nesse mar turbulento de emoções, ela conhece Lorenzo, ou melhor dizendo: Ren, um garoto meio americano/meio italiano que mora em uma casa no maior estilo da bruxa de João & Maria, a famosa cada de doces. Este se torna um grande amigo, que ajuda a protagonista compreender seu passado, servindo de guia da maravilhosa Florença.

As aventuras e descobertas de Lina pela Itália, junto de muito gelato e amor, podem ser os motivos para sua permanência em Florença, mas quem sabe no fim tudo se complique demais e ela realmente volte para sua cidade de origem.

Migxs, se procura um livro de romance para ler, só tenho que te dizer: Se joga que esse é sucesso. Agora, para a autora eu tenho 2 coisas a dizer: PARA BÉNS (não deu para segurar essa, sorry guys!). Não tenho nem ideia de que palavra única eu daria a este livro, de tão bem escrito que foi, talvez ÚNICO seria perfeito… Foi de 0 a 100000 em 2 segundos depois que li o primeiro capítulo, só melhorando frase por frase. A história me encantou, me prendeu à leitura. Eu me agarrei neste livro e não quis soltar nunca mais.

Os personagens tem personalidades cativantes, as cenas que são retratados sempre possuem muita energia e diversão, ou muita emoção e tensão. As emoções transbordam, sejam momentos bons ou ruins, tudo é trazido ao leitor de forma muito intensa. Mesmo o livro se passando em 1º pessoa, sendo Lina narrando, podemos sentir emoções como se vivêssemos através dela. Por exemplo, em certos momentos com Howard, é como se sentíssemos o desconforto pairando no ar, ou com Ren fosse palpável a linha que conecta os dois.

A escrita da autora consegue ser leve como pluma, fluida como rio calmo, o que te faz ler sem ter noção do tempo, uma dobra do tempo em que você entra pensando em ler 1 capítulo, mas percebe que já está no quinto sem vontade de parar.

A delicadeza em que Itália é retratada, o cuidado por conter tantas informações sobre Florença, os cenários bem detalhados, a definição histórica até das obras de arte que Lina viu em seus passeios… Todas as qualidades que me fazem apaixonar por qualquer livro. Pude imaginar perfeitamente cada canto que Lina conheceu junto da protagonista, juntamente a tudo de mais intenso.

Conhecer Florença pelas páginas de Amor e Gelato me faz ter vontade de ir à Itália, só para passar onde Lina, Ren e todos os outros personagens “estiveram”. Este livro me deu a experiência de embarcar numa viagem sem sair do lugar, visitar os mais belos pontos turísticos italianos. A trajetória faz Lina descobrir o amor, também aprender a lidar com a perda. Saber que um autor se propôs a pesquisar e se importou em nos trazer um pouco da cultura do lugar onde se passa a história, seja ele qual for, faz de mim uma fã no mesmo instante.

O resultado desse todo foi superior ao da minha expectativa. Um livro maior do que uma garota que perde a mãe, vai para outro país e acaba se apaixonando. Não é clichê como muitos dos livros que já tive o desprazer de ler.

Divertido como dançar na Space, emocionante como uma obra de Giambologna, doce como Gelato, dramático como morar num cemitério, doce como uma casa de biscoitos, tem seus mistérios guardados no diário de Hadley… (Vai entender a ‘ref’ se ler o livro hehe). É mais do que um romance, tem a ver com superação de perdas, encontrar a si mesmo, aprender seguir em frente.

É uma verdadeira obra prima produzida pela fada Jenna, essa mulher merece ser exaltada, aplaudida de pé, se ela quiser o mundo deem a ela! kkkjjkk

Enfim, encerro por hoje antes que desistam de ler até o fim. Fiquem à vontade para comentar suas opiniões, estamos dispostos a sugestões, deixe a sua também!

Também estará disponível outras resenhas para aproveitar e montar uma lista de livros para ler no dia a dia, ou sugestões de filmes/séries para #sextar em grande estilo… Prefere um anime? Temos também! Todo dia resenha nova, feita por ótimos resenhistas. Siga e confira o nosso instagram também @resenhasdomundopop

Bom, obrigada pela atenção e um beijo no coração. Até a próxima!

Por Isabela Cabolon.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *