Demorou, mas finalmente a Netflix conseguiu emplacar um sucesso realizado em associação a uma das maiorias indústrias cinematográficas do mundo: Bollywood.
No melhor estilo Bollywoodiano, “Amor por metro quadrado” é uma comédia romântica repleta de músicas, cores, dança, romance e – o que nem sempre está presente nas comédias românticas – comédia.
Sanjay Chaturvedi (Vicky Kaushal) e Karina D’Souza (Angira Dhar) trabalham no mesmo banco em Mumbai: ele como TI e ela como analista de empréstimos. Mesmo sendo adultos, ainda residem com suas famílias (realidade muito comum aqui no Brasil, mas nem tanto na cultura indiana). O que lhes causa certo desconforto, uma vez que a família de Sanjay é muito barulhenta, vivendo em constante mudança, devido ao emprego do pai e Karina. Por estar com um casamento quase marcado, se vê impelida a aceitar viver na casa de seus sogros.
Tudo isso muda quando Sanjay vê um anuncio de financiamento de apartamentos a baixo custo pelo jornal, porém há uma exigência: só será concedido a casais. Animado com a possibilidade de ter seu próprio canto, vai até o departamento de empréstimos do banco no qual trabalha, a fim de receber a aprovação de um empréstimo e até sua “namorada” para contar a novidade.
Mas, para sua surpresa, seu pedido de empréstimo é negado, justamente por Karina, que até então só havia encontrado em um casamento (rolou uma química fortíssima lá, por sinal). Rashi, a chefe com a qual tem um caso, se nega a assumi-lo como parceiro. Revoltado, o engenheiro acaba brigando com Karina, mas no final, acabam por fazer as pazes.
Conversa vai, conversa vem, eles se aproximam cada vez mais, assim, Sanjay faz uma proposta “inesperada”: que se declarem casados para conseguir o financiamento, além de depois de terem conseguido, repartirem o apartamento. Karina, de primeira, acha um absurdo. Contudo, depois de refletir sobre seu relacionamento, como também, concluir que não estava feliz, concorda com a proposta. A partir daí, suas vidas se tornam um verdadeiro show com direito a musicais, brigas, dramas e muito romance.
“Amor por metro quadrado” foi um dos únicos filmes do gênero que assisti produzidos por Bollywood, o qual pude ver o que essa indústria tem de melhor. O roteiro, embora seja bem clichê e muito parecido com o que vemos em novelas mexicanas, é bem fluido, tentando não deixar nada de fora (a prova disso é a duração do filme: aproximadamente 2h15min). O cenário indiano preenche, como também, dá vida a história do casal, revelando as nuances das emoções e do estilo de vida de cada um. Para incrementar ainda mais, a obra tem muita música e dança – quase um musical!
A comédia é bem construída, derivada de situações comuns, sendo nada muito forçado. Mas também, o que poderia dar errado entre uma cristã, “carnívora declarada”, proveniente de uma família reservada e um hindu, vegetariano, integrante de uma família, um tanto, extravagante? O que não poderia dar certo entre um casal que está disposto a ser feliz? Baseado nisso, o filme mantém o mesmo ritmo que prende nossa atenção (exceto nos minutos finais, mas nada muito ruim).
Ao contrário do senso comum da vida real, “Amor por metro quarado” parte da premissa: “Quem quer casa, casa”, arranca suspiros e risadas de quem assiste. É uma ótima opção para quem quer sair do cenário óbvio norte-americano, porém mantendo um roteiro universal. Se você já assistiu, curtiu? Ainda não viu? Que tal dar uma chance? Além desse, temos mais dicas de filmes aqui no blog, então, fique à vontade para escolher!
Vejo você na próxima!
Que a força esteja com você.
Por Agnes Rufino.
Um amorzinho! Adoro bollywood e esse caiu tão bem <3
Foi uma ótima visita, gostei muito, voltarei assim que
puder..!