Bela Vingança (2020)

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image image=”24718″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

“Promising Young Woman”, no original, é um filme de suspense (e doses de comédia) dirigido e roteirizado pela cineasta Emerald Fennell. Estreou no Festival de Cinema de Sundance no começo de 2020, chegando ao público em dezembro. Acumula cinco indicações no Oscar 2021, dentre elas a de melhor atriz e melhor filme.

Na história acompanhamos Cassie (Carey Mulligan) que em outros tempos de sua vida já foi uma mulher jovem e promissora (assim como sugere o título em inglês do longa). É aluna em um bom curso, de uma boa faculdade com um futuro fantástico pela frente. 

Mas após os eventos de seu passado, ela quer saber de uma coisa: vingança. Enquanto mantém um emprego comum durante o dia, à noite ela finge embriaguez em bares e festas, atraindo homens intencionados a se aproveitar de sua aparente vulnerabilidade. 

“Bela Vingança” transita entre o convencional e o original. Escorrega em alguns pontos expositivos demais em certas passagens e, ao mesmo tempo, dá lugar a sutilezas e explora caminhos que fogem a ideia que o título em português possa passar. 

O filme começa exatamente dessa premissa: Cassie testando o comportamento tóxico de homens (alguns acima de qualquer suspeita), em relação a uma mulher que não pode responder por si. Mas esfriando as expectativas, não pense você que irá ver uma vingança sangrenta ao “melhor” estilo “Doce Vingança” (2010). 

O roteiro opta por seguir a lógica de uma personagem mais realista, na medida do possível. Carey Mulligan acompanha muito bem os desdobramentos dessa mulher complexa (que são muitos!), dando a profundidade necessária de uma protagonista, que mal escrita e atuada, poderia cair na caricatura.  

Em algumas situações, você pode pensar “mas como ela consegue fazer isso sem dificuldade? Ninguém vai fazer nada?”. O tom expositivo está ali, às vezes injustificado, mas isso não chega a comprometer o filme. 

A direção inspirada, a montagem instigante, a trilha sonora certeira e o humor ácido têm carisma para gerar interesse pela história. Além disso, as situações retratadas são diversas, seja a aparição do carinha que quer ensinar para uma mulher o que é feminismo, seja de um grupo de homens fazendo “brincadeiras” na rua ou do desinteresse (inclusive feminino) pela versão da vítima. 

Primeiro, o telespectador é envolvido pela imprevisibilidade dos passos de Cassie. Só então o filme começa a dar respostas mais claras. A personagem, aliás, é a história, uma vez que a narrativa muda a sua abordagem de acordo com os sentimentos da protagonista. Ora ele é sarcástico, ora ele ganha ares de comédia romântica, ora ele é dramático, etc. 

O final é convencional. Pode parecer anticlimático, mas não pode ser acusado de ser incoerente com a história contada. A personagem poderia sim raciocinar da maneira que raciocinou. Além de tudo, ele responde à pergunta do “mas como ela consegue fazer sem isso sem dificuldade?”.

Se você busca boas surpresas em um filme, “Bela Vingança” proporciona isso (além de fazer você rir e se sentir mal). Já assistiu? Gostou do final? Conta o que achou nos comentários. 

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_video element_name=”Vídeo” link=”https://www.youtube.com/watch?v=51RIAEha23s” remove_related=”yes” autoplay=”no” full_width=”no” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”image” color_row_height=”content-height” bg_image=”24718″ bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”yes” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” el_class=”bg-fundo-post” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”first”] [spb_image image=”24716″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [/spb_column] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” el_class=”texto-a” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Bela Vingança

Gênero: Suspense/ Comédia

Data de lançamento: 25 de janeiro de 2020

Diretora: Emerald Fennell

Elenco: Carey Mulligan, Bo Burnham, Alison Brie, Laverne Cox, Jennifer Coolidge, Alfred Molina e Chris Lowell

País de Origem: EUA

Bilheteria: US$ 10.2 milhões

[/spb_text_block] [/spb_column] [/spb_row]

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *