Black Parade (2020) de Beyoncé

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O mundo está dividido em dois grupos: as pessoas que cometem erros e a Beyoncé. A cantora, uma das principais vozes em defesa do feminismo negro aproveitou o momento para lançar, “Black Parade”. Com uma letra empoderadíssima, a canção nos convida a lutar contra o racismo amando nossos corpos e nossas raízes.

A faixa teve o lançamento surpresa no dia 19 de junho e acompanhou uma postagem no site de Beyoncé divulgando estabelecimentos em diversas áreas, todos gerenciados por pessoas negras – Você pode conferir a página aqui. A Queen Bey também fez um post em seu Instagram pessoal:

 

Feliz Juneteenth! Eu espero que nós continuemos compartilhando alegria e celebrando uns aos outros, mesmo em meio a dificuldades. Por favor, continuem lembrando nossa beleza, força, e poder.
“BLACK PARADE” celebra vocês, suas vozes, e suas alegrias, e vai beneficiar pequenos negócios gerenciados por negros.

“Juneteenth” é o feriado que comemora o fim da escravidão nos Estados Unidos, que ocorreu em 19 de junho de 1865. Apesar da abolição, a exploração e massacre aos afrodescendentes norte americanos continuou ocorrendo, tanto de forma institucionalizada, com a popularização do encarceramento de pretos e latinos, quanto por meio de grupos ultraconservadores, como a Ku Klux Klan. Semelhante ao nosso “Dia da Consciência Negra”, o feriado estadunidense é mais um dia de reflexão.

Além da carga emocional que a data carrega, o feriado deste ano ocorreu em meio às manifestações do “Black Lives Matter”, que se popularizaram após a violência e assassinato de George Floyd por policiais de Mineápolis, em 25 de maio. Assim como no Brasil, o racismo ainda mata milhares na democracia norte americana.

Com a quantidade de eventos que entristecem e revoltam a comunidade preta, Beyoncé, como sempre, utilizou sua voz e alcance para exaltar suas – nossas – raízes. Semelhante ao que afirma a travesti brasileira Linn da Quebrada “nossa pele preta é o nosso manto de coragem”. A canção, que combina elementos musicais africanos à batida do hip-hop, tem uma letra forte e um refrão chiclete.

Os primeiros versos da produção fazem referência às origens de Beyoncé, tanto o nascimento no Texas – um dos estados mais conservadores do país – quanto das raízes africanas.

 

I’m goin’ back to the South
I’m goin’ back, back, back, back
Where my roots ain’t watered down
Growin’, growin’ like a Baobab tree
Of life on fertile ground, ancestors put me on game.

Em português:

Estou voltando para o Sul
Estou voltando
Onde minhas raízes ainda não se diluíram
Crescendo, crescendo como um Baobá
Da vida em um solo fértil, os ancestrais me colocaram no jogo

O Baobá, árvore citada no trecho acima, é familiar aos amantes de livros, já que aparece em obras como “O Pequeno Príncipe” e é conhecida como a árvore da sabedoria. A planta é típica da África Subsaariana e possui raízes extremamente profundas – que poderiam rachar o planeta do princepezinho – e significados míticos importantíssimos para povos como os Iorubás.

A metáfora aponta a tradição milenar que resiste em nossos corpos, vinda dos ancestrais, exaltados inúmeras vezes em “Black Parade”, como pessoas ainda presentes e que nos acompanham o tempo inteiro. Não muito depois, a própria mãe da artista, Tina Knowles, é referenciada, ao lado de ícones como Martin Luther King Jr.

A canção é lotada de referências às religiões e vestimentas africanas, citando divindades como Oxum e Iemanjá, além de vestimentas tradicionais como a estampa Dashiki. Esses elementos foram muitas vezes utilizados por Beyoncé, a deusa Oxum, por exemplo, foi retratada em sua performance no Grammy de 2017 e no vídeo de “Hold Up”, de seu último álbum, Lemonade (2016).

Representação de Oxum, Beyoncé no Grammy 2017 e no clipe de “Hold Up”, respectivamente

A deusa dos mares, Iemanjá, foi representada pela artista em seu book de gravidez e por sua irmã, Solange Knowles, em uma performance lindíssima no Saturday Night Live, em 2016.

Representação de Iemanjá, foto de Beyoncé grávida (2017) e performance de sua irmã, Solange, no SNL (2016), respectivamente.

Além das referências e do empoderamento, “Black Parade” também carrega bastante ironia em seus versos. Como exemplo, Beyoncé fala sobre usar branco em funerais, a despeito da maioria das tradições brancas, que utilizam o preto como cor do luto.

Hold my hands, we gon’ pray together
Lay down, face down in the gravel
Woo, wearin’ all attire white to the funeral

Em português:

Segure minhas mãos, nós vamos rezar juntos
Deite-se de bruços sob o cascalho,
Woo, vestindo todos trajes brancos para o funeral

O hábito de se vestir de branco em velórios é comum em várias culturas africanas,onde a cor representa morte. Esse costume têm se popularizado em diversos estados do Sul dos Estados Unidos, entre eles, o Texas, como representado na produção, Queen Sugar, da famosa apresentadora Oprah Winfrey.

Além do refrão extremamente empoderado, que Beyoncé fala sobre sentar em seu trono e assistir sua Parada Negra, no sentido de desfiles semelhantes aos cívicos, a ponte da música chamou minha atenção e merece destaque. Nele a cantora também exalta suas raízes, enquanto compara sua própria história com a da Mãe Terra. Deus é uma mulher, e uma mulher negra.

We got rhythm (We got rhythm), we got pride (We got pride)
We birth kings (We birth kings), we birth tribes (We birth tribes)
Holy river (Holy river), holy tongue (Holy tongue)
Speak the glory (Speak the glory), feel the love (Feel the love)
Motherland, motherland drip on me, hey, hey, hey
Motherland, motherland drip on me, hey, hey, hey
I can’t forget my history, it’s her-story

Traduzindo:

Nós temos ritmo, nós temos orgulho
Damos luz a reis, damos luz a tribos
Rio sagrado, língua sagrada
Fale sobre a glória, sinta o amor
Mãe Terra, Mãe Terra, derrame em mim
Mãe Terra, Mãe Terra, derrame em mim
Eu não posso esquecer que minha história é a história dela

Para além do sucesso musical, Beyoncé é um exemplo de pessoa e de artista. Mesmo o mais distante possível de redes sociais e da superexposição, a cantora se empenha em utilizar de sua fama em defesa da comunidade negra e feminina, enchendo suas produções com críticas sociais e referências de suas origens.

Lemonade (2016), o último álbum solo de Beyoncé é repleto de temáticas que envolvem a população preta, principalmente as mulheres, que sofrem tanto com o racismo, quanto com o machismo. Há quem diga que o álbum é somente uma crítica a Jay-Z, esposo de Bey. Não há equívoco maior que esse.

Falando sobre empoderamento, feminismo e racismo, Lemonade está além de dores de cotovelo.

“Black Parade” não é apenas uma música maravilhosa, como parece de fato representar muito bem o histórico de lutas e vitórias de todos nós, negros. De forma empoderada, abraçamos nossos traços, nossa cor e nos fortalecemos para viver mais um dia.

Diante do genocídio de pretos, da criminalização das manifestações pela importância de nossas vidas, e, no caso do Brasil, da tentativa (fracassada, amém) de retirada de cotas raciais nos programas de pós graduação, é importante que nos apoiemos e sejamos suporte um para os outros.

Como afirma a autora-professora Robin Diangelo, Não basta não ser racista ― sejamos antirracistas! Ouçam o single, se informem e até a semana que vem!

Beijinhos.

Só para enaltecera a Queen Bey
Linda não, além

P.S.: Para quem deseja conhecer mais sobre o encarceramento em massa da população preta dos Estados Unidos, uma sugestão de leitura é “Estarão as prisões obsoletas?”, da Angela Davis. Fiquem à vontade para conhecer outros livros dela também.

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Black Parade

Artista: Beyoncé

Compositores: Blu June, Brittany Coney, Worldwide Fresh, Derek Dixie, Kaydence, Caso, JAY-Z e Beyoncé

Gênero: Trap music, Hip-Hop, Pop

Data de lançamento: 19 de junho de 2020

Duração: 04:41 min

Gravadora: Columbia Records, Parkwood Entertainment

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2 thoughts on “Black Parade (2020) de Beyoncé”

  1. “ O mundo está dividido em dois grupos: as pessoas que cometem erros e a Beyoncé. ” Não teria jeito melhor de começar essa resenha! Beyonce como sempre trazendo músicas necessárias, principalmente nesse momento que estamos vivendo, no qual as lutas antirracistas PRECISAM ganhar o máximo de notoriedade possível! Amei a música! (Sendo da Bey, como não?)
    E não vou deixar de conferir o livro que vc indicou!!

  2. Confesso que não curto muito as músicas da Beyoncé, apesar das referências importantes e do empoderamento que ela representa (talvez seja o ritmo). Acho ela muito linda! E com certeza músicas que visam conscientização de pessoas devem ter a maior notoriedade possível!

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