Cuz I Love You (2019) de Lizzo

Cuz I Love You é o terceiro álbum de estúdio da cantora e rapper norte-americana Lizzo. Ele foi lançado em 19 de abril de 2019, por meio da Atlantic Records.

É estranho dizer que é o terceiro álbum da Lizzo né? Pra quem veio acompanhando o mundo da música pop nos últimos meses, provavelmente deve ter ouvido muito falar da Lizzo. Inclusive, ela foi indicada para a categoria de “Best New Artist” (Artista Revelação) do Grammy de 2020 (além de mais outras 7 indicações para a mesma premiação de 2020). Contudo, ela não é uma artista que acabou de ser lançada no mundo da música, pois Lizzo teve seu primeiro álbum lançado em 2013. A diferença é que recentemente ela conseguiu espaço no mercado global com o álbum “Cuz I Love You”, deixando de ser somente uma artista regional.

Na capa do álbum, temos Lizzo nua, representando o quão confortável ela se sente com o próprio corpo. Essa mistura de vulnerabilidade e força nos mostra boa parte da temática do álbum: auto-aceitação. A cantora aborda muito em suas composições a auto-estima e mensagens de positividade sobre a própria imagem corporal. Além disso, aborda temáticas como o feminismo. Pois isso, é possível afirmar que um dos grandes pilares desse álbum são as letras das músicas, você sai empoderado e se amando oh.

A artista começou a carreira como rapper, mas atualmente ela trabalha com o canto, a dança, a composição e, até mesmo, a produção musical. Ela é a produtora executiva deste álbum, preparou tudo, inclusive a ordem da tracklist do álbum, que conta com 14 músicas em sua versão deluxe:

1 – Cuz I Love You
2 – Like a Girl
3 – Juice
4 – Soulmate
5 – Jerome
6 – Crybaby
7 – Tempo (featuring Missy Elliott)
8 – Exactly How I Feel (featuring Gucci Mane)
9 – Better In Color
10 – Heaven Help Me
11 – Lingerie
12 – Boys
13 – Truth Hurts
14 – Water Me

O álbum conta com 3 singles. “Juice” foi lançada como single primário do álbum e deu a Lizzo o seu primeiro sucesso comercial. O segundo single lançado foi “Tempo”, com participação da rapper Missy Elliott. Em seguida, a faixa-título do álbum, “Cuz I Love You”, foi lançada como single promocional. As 3 músicas adicionadas à tracklist do álbum na versão deluxe (Boys, Truth Hurts, Water Me) foram singles solos lançados antes da concepção desse álbum, por isso todas contam com clipes. É massa ressaltar que “Truth Hurts” conseguiu o tão sonhado primeiro lugar na Billboard Hot 100.

Image result for quote lizzo truth hurts gif
Truth Hurts
 Sobre o estilo do álbum, ele um pop que transita entre o Hip-Hop/Rap, R&B, Soul, Rock e Funk (americano, viu?), com uma pitadinha de trap ali e aqui.

A música “Cuz I Love You”, faixa-título, já começa com um estouro de voz, e que voz expressiva que a Lizzo tem, oh! Você sente a emoção só ouvindo a voz dela. A faixa tem muito do soul e do jazz com versos com atitude mais voltadas pro hip-hop. A cantora afirma que escreveu essa música em 10 minutos, numa pausa de almoço enquanto trabalham em outra música do álbum: “Heaven Help Me”.

“Heaven Help Me” conta com uma mistura do Soul e do Hip-Hop, e ainda tem um coral e um solo de flauta! É legal apontar que Lizzo cresceu tocando flauta, inclusive foi o instrumento musical que a inseriu no mundo da música, mas a cantora passou boa parte da carreira escondendo essa afeição pelo instrumento porque a mistura do rap com a flauta foi uma chacota para algumas pessoas. Graças a Deus que ela decidiu ignorar o que algumas pessoas pensavam e voltou a tocar a flauta, porque eu considero que dá uma originalidade na articidade de Lizzo.

Um ponto alto do álbum é a música “Crybaby”, com influências no rock dos anos de 1980, podendo ser muito relacionada a Prince. É aquele tipo de música que você escuta enquanto dirige e aumenta a velocidade. E é uma música bem sexy. Assim como “Lingerie”, onde Lizzo canta com uma voz sussurrada (técnica que usa somente nessa música) sobre ficar de lingerie em casa, estando pronta para quando o seu amante chegar para que eles possam fazer uns bebês kkkkk. Pelo título já imaginamos que é uma música bem sensual, né? E realmente é.

A sensualidade é puxada também na música “Tempo”, mas essa é mais para você ouvir e ficar balançando a raba mesmo, é a cara do twerk da Miley Cyrus. E combina muito com as festa de funk brasileiro haha. Essa é uma faixa muito importante para Lizzo, pois conta com a participação de Missy Elliott, que foi grande inspiração para a carreira da artista.

Outro ponto alto do álbum é a música “Like a Girl”, que pega aquela frase “Você faz isso como uma garota”, utilizada de forma pejorativa, e a ressignifica de forma positiva. Através da faixa, Lizzo mostra que a mulher pode fazer tudo o que ela quiser e que fazer algo “como uma garota” não é para ser algo ruim, mas sim algo para se orgulhar. A música tem agudos, muitos ad libs, algo massa pra você cantar bem alto e performar.

“Soulmate” é a faixa favorita de Lizzo, ela fala sobre você ser a sua própria alma gêmea. Apesar de ser uma música que carrega muita confiança, a faixa foi escrita em um momento triste da vida de Lizzo, e a cantora a escreveu para mostrar como ela gostaria de se sentir.
Abordando a positividade corporal, temos “Juice” e “Water Me”. “Juice” tem uma pegada do funk e é a cara de festas. Harry Styles fez um cover dessa música, que recomendo que chequem posteriormente. “Water Me” também possui em sua composição assuntos como liberdade o amor próprio. Bem, podemos ver que Lizzo é uma rainha do empoderamento, hein?
Apesar de misturar Rock, Funk, Rap, Soul e R&B (e flauta kkk), ao escutar o álbum “Cuz I Love You”, você consegue notar um material muito coeso, não só sonoramente como também líricamente. Acredito que a mensagem do material é transmitida de forma bem eficaz por causa da voz forte e expressiva de Lizzo. Não é a toa que esse álbum está com 8 indicações ao Grammy, né?

Minhas favoritas são: Like a Girl, Juice, Jerome, Crybaby, Heaven Help Me, Lingerie e Water Me.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *