Oooiiii pra você que está lendo! Hoje a aula (ops!) resenha é sobre história, mais especificamente, do Brasil.
Guerras do Brasil.Doc é um documentário brasileiro com direção e roteiro de Luiz Bolognesi, produzido pela Buriti Filmes com apoio da EBC e TV Brasil.
Seu objetivo é trazer um breve, porém profundo, panorama sobre alguns dos principais eventos históricos que marcaram o Brasil através de depoimentos de especialistas no assunto, mídias de arquivos de bibliotecas e institutos nacionais, além do testemunho direto de alguns protagonistas de movimentos relacionados aos assuntos tratados.
De forma concisa e impactante, esse documentário inicia sua viagem no tempo até primeiro grande evento realizado em terras que hoje chamamos Brasil: a tomada de um novo e vislumbrante território habitado por indígenas, o chamado “Descobrimento do Brasil” e sua colonização.
Logo após, vamos à verdadeira história da escravidão dos diversos povos trazidos do continente africano e suas sequelas, que podem ser vistas até hoje, com o foco voltado para as guerras de Palmares. Conflitos entre países também são tratados, como a sangrenta e divisora de opiniões, Guerra do Paraguai.
Avançando mais um pouco, temos a Revolução de 30, marcada por uma sucessão de eventos que mudaram o rumo da política brasileira concomitante aos seus efeitos econômicos, sociais e culturais. Por fim, o ultimo episódio revela uma história mais recente e palpável às gerações X, Y e Z: o surgimento do crime organizado.
Embora seja curto e deixe de abordar outras pautas de igual importância, esse documentário é capaz de fazer com que qualquer pessoa compreenda o que nos levou até aqui e quais aspectos contribuíram para nossa identidade cultural (até aquele aluno que aproveitava as aulas de história para tirar um cochilo).
É uma produção muito dinâmica (uma das propostas principais do projeto), apresentando entrevistas com historiadores, arquivistas, autoridades e personagens de algumas histórias. O roteiro é muito bem trabalhado, como também a trilha sonora, cenários e mídia, tudo rico em informação e didática.
Agora, eis a questão: por que assistí-lo? Primeiramente, porque só quem conhece seu passado é capaz de projetar seu futuro da melhor forma (uma frase comum, mas de grande efeito), mas também porque, não importa sua orientação política ou seu modo de pensar sobre mundo, saber nossas origens brasileiras e nossa história nos torna capaz de explicar os fatores que afetam nossas vidas diretamente.
Além disso, você verá que história é bem mais *pop* do que você imaginava e que o conceito de “paz” é muito relativo, em vias sociais. O documentário está disponível na Netflix, é bem curtinho, com cinco episódios com média de duração de 25min. Vale muito a pena assistir!
Bom, chegamos ao fim de uma resenha, espero que tenha gostado! Se você já assistiu, o que achou? Se ainda não viu, vai dar uma chance? Deixe aqui nos comentários!
Que a Força esteja com você!
Por Agnes Rufino.