Aos donos da República
Meu manifesto
Parem de nos matar
De beber o sangue de pretos e pardos
Somos filhos da mesma terra
Oh, mãe gentil
Que foi violentada
Na flor do descobrimento
Por estrangeiros donos do dinheiro
E hoje, depois da roda rodada
Da luta e sangue derramados
De tantas lágrimas choradas
O mesmo hábito existe
O negro embaixo
E o branco no alto
JÁ BASTA!
O sangue que corre
Nas veias brancas
E na pele negra
Vem dos antepassados
Com destinos cruzados
Viventes dessa história
Marcados com a maldição da pele
Que segrega
De quem vive
E quem morre
JÁ BASTA!
É lamentável saber que nosso país ainda vive uma sociedade racista e que muitas pessoas se recusam a abrir os olhos, dizendo que é algo criado ou que acabou junto com a abolição da escravidão. A realidade está descrita neste poema, mas vai muito além. JÁ BASTA! VIDAS NEGRAS IMPORTAM!
Obrigado pelo comentário Meli. JÁ BASTA! VIDAS NEGRAS IMPORTAM!
Isso é uma coisa que eu nunca vou entender, quem é que foi a criatura que colocou na cabeça que sua cor é superior a outra? E pior ainda: como puderam segui-la? Nos últimos dias, assisti vários clipes de cantores e grupos afro descendentes cantando e dançando (bom demais!). Só eles. A plateia era completamente branca e em alguns clipes nem olhavam para a banda, só para as câmeras querendo aparecer. Simplesmente ridiculus isso ai. A realidade é triste e o preconceito está enraizado nela. Quanto tempo levará ainda para algo tão estúpido mudar? VIDAS NEGRAS IMPORTAM!
Primeiro, obrigado pelo comentário Hobbits. Até quando isso vai continuar, né, tento ser otimista que tudo vai melhorar e que amanhã será um novo dia. Até lá, a luta continua. VIDAS NEGRAS IMPORTAM!!!
Complementando: gostei muito do poema Muita coisa dita e emoção sentida em poucos versos 🙂 JÁ BASTA!
Obrigado! JÁ BASTA!
Amei o poema, estou amando todos os que você escreve! Passou muita emoção e dor! Não entendo como as pessoas podem achar diferença entre as pessoas pela cor, somos todos iguais! Há muito tempo percebo novelas e livros que vem falando disso, que o racismo ainda não acabou! Mas que muita gente acha que está tudo bem! Agora com o fato que aconteceu, muitos estão chocados porque achavam que era raro ter preconceitos raciais ainda. Muitas pessoas, infelizmente, fecham os olhos pra isso! JÁ BASTA!
Obrigado pelo comentário Estampado nos Livros!E devemos sim continuar lutando para que acaba, e quando isso realmente acontecer, devemos manter a luta para jamais voltar esse sentimento novamente. JÁ BASTA
Esqueci de dizer que observo que tem muito preconceito que passa despercebido através de brincadeiras e memes sobre cor que as pessoas ainda fazem, e que me deixa muito mal, eu não gosto e fecho a cara quando escuto algo! E depois muitos ainda falam “Ai, você não sabe brincar”, “Tem que ser mais esportiva, você leva as coisas muito a sério”, “Para, é só um meme” e “Velho, é um meme! Você não sabe o que é isso?”. Eu escuto muito isso, não acho engraçado memes e brincadeiras preconceituosas, seja por cor, por gênero e doenças. JÁ BASTA!
Esse seu sentimento é muito bom, porque é assim que o racismo, preconceitos se perpetuam, se prendem na nossa linguagem e no cotidiano de forma que não sentimos quando falamos e acaba tendo como consequência final, uma banalização das ofensas. JÁ BASTA!
Poema lindo que traduz tão bem a luta de negris
Poema forte e lindo que traduz muito bem a crítica ao colonialismo e consequências que o discurso eurocentrico provocou na vida de negros, pardos e porque não índios. A escravidão chegou ao fim, mas ainda temos que continuar a luta não pode parar . Arte com crítica embasa de quem sabe do lugar que fala
Muito obrigado pelo comentário, Litera_amor1.0!