Meus Filmes de Ficção Científica Favoritos – Parte 2

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image image=”23987″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Continuando o que iniciei na semana passada, trago hoje para você uma listinha com filmes de ficção científica que eu amo. A postagem está cheia de longas-metragens que abordam desde histórias dramáticas, românticas ou até mesmo cheias de crítica social, até abordagens que passam pelo suspense e pela ação. Vamos começar?

Preço do Amanhã

O Preço do Amanhã foi lançado em 2011. É uma ficção científica distópica protagonizada por Justin Timberlake e Amanda Seyfried.

No ano de 2169, as pessoas passam a ser geneticamente modificadas para parar de envelhecer ao chegarem aos 25 anos. Nesse momento, começa uma contagem regressiva de 1 ano no antebraço que, ao chegar no zero, a pessoa morre instantaneamente. E o mais doido é que para comprar as coisas cotidianas as pessoas passam a usar seu tempo de vida. Todo mundo trabalha para poder conseguir mais tempo e viver, mas deve gastar o tempo adquirido com o trabalho para poder sobreviver. Bem confuso né? Ou seja, nesse mundo alternativo futurista, o tempo se tornou – literalmente – dinheiro. Uma moeda universal, que é transferida diretamente entre as pessoas ou armazenada em “cápsulas do tempo”.

A história do filme nos mostra um local bem pobre, Dayton, onde as pessoas raramente têm mais de 24 horas em seus relógios. Em contrapartida, também conhecemos New Greenwich, local onde as pessoas possuem tempo suficiente para serem consideradas imortais. Dá pra tirar uma crítica social foda do mundo capitalista e consumista, né?

Matrix

Lançado em 1999, Matrix é uma das ficções científicas mais conhecidas e aclamadas. Permeada pelos gêneros ação e ficção científica, a produção é protagonizada por Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss.

A história descreve um futuro distópico no qual a realidade, da maneira que percebemos, é uma realidade simulada chamada “Matrix”. Toda a humanidade vive o seu cotidiano normal através desse mundo simulado, porém, na realidade, todo mundo está em estado adormecido conectado em várias máquinas, desenvolvidas por uns robôs que usam o calor e a atividade elétrica dos corpos humanos ​​como fonte de energia para eles.

No filme, o cibercriminoso e programador de computadores Neo descobre a simulação que a humanidade está inserida, sendo então atraído para uma rebelião contra as máquinas, formada por outras pessoas que foram libertadas desse “mundo imaginário”.

Além desse filme, também foram lançados mais duas produções, que ainda não vi. Mas digo que a história do primeiro longa metragem por si só já tem uma ótima narrativa com começo, meio e fim. De qualquer forma, caso goste da pegada da produção, veja as sequências. E olha só: está previsto o lançamento de Matrix 4 para o final deste ano!

Hospedeira

Estrelado por Saoirse Ronan, Max Irons e Jake Abel, este filme nos apresenta um futuro próximo hipotético em que os seres humanos têm seus corpos invadidos por alienígenas denominados “almas”. Neste cenário, a jovem Melanie Stryder luta contra a invasão de uma alma conhecida como Peregrina com o intuito de voltar para o convívio de sua família.

A Hospedeira, lançado em 2013, mistura drama, romance, ação e ficção científica. E devo afirmar: me surpreendi com o filme. Foi chocante descobrir que o longa-metragem foi baseado no romance de mesmo nome de Stephenie Meyer, a autora de Crepúsculo. Poderíamos dizer que essa produção é a irmã mais talentosa e cheia de potencial?

Gravidade

Lançado em 2013, o filme nos apresenta a novata Dra. Ryan Stone e o astronauta veterano Matt Kowalski, que comanda sua expedição final. Durante uma atividade fora da nave, os astronautas recebem um aviso a respeito do abate com um míssil de um satélite desativado pela Rússia. O impacto do abate acarretou em uma nuvem de detritos espaciais viajando em alta velocidade em direção à nave dos protagonistas. Como resultado disso, os astronautas se encontram em uma situação de vida ou morte cheia de suspense e drama.

O filme conta com os grandes atores Sandra Bullock e George Clooney em seu elenco.

Wall-E

O último filme que apresento na lista de hoje é Wall-E, uma animação de 2008 da Pixar. A história tem como protagonista um robô chamado Wall-E, desenvolvido no ano de 2100 para limpar a Terra, que está coberta por lixo. No decorrer da história, ele se apaixona por Eva, um robô que tem a missão de encontrar pelo menos uma plantinha crescendo na superfície do planeta. Eventualmente, Wall-E segue Eva para o espaço, proporcionando uma bela aventura que pode mudar o destino da humanidade. É muito lindinho, quem não viu, por favor veja!

E então, o que achou da listinha de hoje? Caso tenha alguma outra recomendação de filme, por favor compartilhe no espaço abaixo destinado para comentários. Espero que tenha uma ótima semana!

[/spb_text_block]

1 thought on “Meus Filmes de Ficção Científica Favoritos – Parte 2”

  1. Só não assisti “Gravidade”. “Preço do Amanhã” tem uma pegada bem inteligente e ainda tem o Justin gato x’D

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *