O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias (1997) de Tim Burton

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias é uma coletânea de contos do Tim Burton. Os contos são em forma de poema e tratam-se sobre diversos personagens peculiares criados pelo autor. Além da peculiares, os personagens são um tanto bizarros, até mesmo melancólicos em algumas ocasiões, seguindo bem aquele estilo do Tim que todos conhecemos (e amamos).
Para quem já se perguntou, ao assistir um de seus filmes, “o que esse cara tem na cabeça?”, O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra & Outras Histórias pode ser o “buraco da fechadura” que permite ver um pouquinho de como se pode ler o mundo.
Nesse livro, escrito e ilustrado (de próprio punho) por Burton explora os movimentos possíveis entre a palavra e o traço, o esperado e o inusitado, o sutil e o intenso, o cômico e o trágico, elementos que paradoxalmente ali se complementam. Seus personagens, insólitos, quase inimagináveis, trazem consigo uma dramaticidade cinematográfica, seja na morbidez de suas histórias ou na tristeza que permeia suas existências e lutam, bravamente, pela aceitação num mundo do qual destoam abruptamente.
Tim Burton não tem medo de mostrar o feio, o desajustado, o impróprio, o assustador. Ao contrário, expõe em cada poema, uma história, um personagem, uma vida possível revestida de um pouco de fantasia. Basta um olhar mais sensível para ver que Francisco, o pequeno Menino Ostra, a Garota Vodu, Breno, o menino veneno, o temível Menino Múmia e seus companheiros de versos tem algo de real em si.
Eles podem estar por toda parte. Desajeitados, estranhos, grotescos, pequenos monstros que ninguém sabe ao certo como ou por qual razão vieram parar aqui, em nosso “mundinho” de beleza, perfeição e normalidade.
Ao virar a última página, nos perguntamos: “Quem de nós não tem um pouco (ou muito!) de esquisitice lá no fundo?” Imediatamente sentimos vontade de voltar à primeira página e começar a ler tudo de novo!
Quem não gosta do diretor é melhor não ler o livro. Mas quem gosta de seu clima sombrio, seus desenhos sensacionais e seu grande humor negro, o livro será de apaixonar.

 

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *