Perfect Way to Die (2020) de Alicia Keys

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image image=”21487″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_widget_area element_name=”Música” sidebar_id=”alicia” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Em meio às brutalidades de policiais contra pretos, que causaram diversos protestos ao redor do mundo, Alicia Keys lança o single “Perfect Way to Die”, que é uma canção que nos conta a história de uma mãe em luto pela morte de seu filho por um policial. Com um instrumental simples e similar a uma canção de ninar, dando foco para a letra, a faixa passa a relevante mensagem de uma forma que pode deixar seu coração partido.

Capa do Single

“Perfect Way to Die” foi lançada em 19 de junho de 2020, pelo selo da gravadora RCA, e age como o quinto single para o futuro sétimo álbum de estúdio da cantora, intitulado ALICIA. O projeto completo estava previsto para ser lançado em março de 2020, mas foi adiado – ainda sem data confirmada – devido ao surto pandêmico do coronavírus.

A data não foi escolhida por acaso, esse é o dia em que se celebra o fim da escravidão nos Estados Unidos. O feriado é conhecido como Juneteenth (uma junção dos nomes June e Nineteenth – que significam “Junho” e “19º”, respectivamente).

A canção foi originalmente inspirada pelos assassinatos de Michael Brown e de Sandra Bland, mortos por policiais em 2014 e 2015, respectivamente. Contudo, percebemos a relevância constante da temática quando a música casa perfeitamente como uma resposta aos casos atuais – de 2020 mesmo – da brutalidade contra George Floyd e Breonna Taylor.

Infelizmente, a morte de pretos por policiais parece sempre ser um tema atual e relevante, mas ainda assim, mesmo com todos os protestos, não conseguimos resolver esse problema – provavelmente pelo fato do racismo estar bem enraizado na cultura:

They came marching in the city that day, they say
Carryin’ signs in the street
Cryin’ eyes in the streets
But they heard nothing from the city that day, they say
Just another one gone
And the city moved on

Em português:

Eles vieram marchando na cidade naquele dia, disseram
Carregando cartazes nas ruas
Olhos chorando nas ruas
Mas não ouviram nada vindo da cidade naquele dia, disseram
Só mais um que se foi
E a cidade seguiu em frente

Comentando sobre não existir nenhum “jeito perfeito de morrer” – em inglês: “Perfect Way to Die” -, a cantora-compositora Alicia Keys comentou em seu Instagram:

 

O título desta música é tão poderoso e de quebrar o coração porque NÓS estamos com o coração quebrado por tantos que morreram injustamente. É claro que NÃO há nenhum jeito perfeito de morrer. Esta frase inclusive não faz o menor sentido. Assim como não faz o menor sentido que o fato de existirem tantas vidas inocentes que não deveriam ter sido arrancadas de nós, mas infelizmente foram tiradas por causa da cultura destrutiva da violência policial.

Instrumentalmente, a faixa é preenchida de forma leve por piano e violinos, o que deixa a letra com o foco. Por isso, recomendo escutar a faixa com as letras de ladinho. Inclusive, a composição é de quebrar o coração, ainda mais quando a melodia do refrão soa semelhante a uma canção de ninar – como se a mãe estivesse cantando tudo para o seu filho dormir.

Para além da tristeza da canção, não posso deixar de exaltar a voz de Alicia, que ganha destaque na produção simples. E olha, que voz, meus amigos! Provavelmente quem ouviu os hits “No One”, “Girl On Fire” e “If I Ain’t Got You” da cantora deve ter plena noção do talento dessa mulher. Fico aqui na espera pela data confirmada do lançamento de seu álbum – e podem esperar por uma resenha dele.

Por fim, deixo essa resenha com a esperança de que a canção “Perfect Way to Die” deixe de ser relevante, e que a nossa luta pela justiça não acabe. Fiquem com uma citação de Alicia Keys:

 

[…] nós todos podemos ver que essa é a maior pandemia de todas. Esse racismo profundamente enraizado, essa brutalidade policial, esse tratamento contra pessoas pretas que é completamente inaceitável. Ao ponto que diariamente estamos vendo vidas perdidas, pessoas sendo assassinadas por… nada, nada. Por serem pretas.

[/spb_text_block] [spb_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=vOzJpgVWwrs” remove_related=”yes” autoplay=”no” full_width=”no” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”image” color_row_height=”content-height” bg_image=”21452″ bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”yes” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” el_class=”bg-fundo-post” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”first”] [spb_image image=”21449″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [/spb_column] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” el_class=”texto-a” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Perfect Way to Die

Artista: Alicia Keys

Compositores: Alicia Keys e Sebastian Kole

Gênero: Soul

Data de lançamento: 19 de Junho de 2020

Duração: 3:31

Gravadoras: RCA

[/spb_text_block] [/spb_column] [/spb_row]

6 thoughts on “Perfect Way to Die (2020) de Alicia Keys”

  1. Não é meu lugar de fala, mas é meu dever como humana participar da luta antirracista! Acho importantíssimo que os artistas estejam se manifestando contra os policiais e ajudando na luta, mas é triste que precisem gravar uma tragédia como a do George para que finalmente comecem a abrir os olhos pra essa realidade, pois sabemos que não é de agora que os policiais tem atitudes monstruosas assim.
    Sobre a música, é impossível não chorar e não se emocionar, tanto com a letra, como com a MARAVILHOSA voz da Alicia!

    1. Sim! É triste que pessoas devam morrer, e essa situação toda piorar, para que possamos perceber o quão séria é a discriminação e a violência contra negros. O que podemos fazer mesmo é continuar a luta, e esperar por dias melhores.
      E siiim, a voz da Alicia é linda né?

  2. Litera_amor1.0

    Arte com conscientização é muito importante. Dar voz a luta contra o racismo ainda que de um modo triste. Essa música toca no âmago do ser, muito profunda e que voz.

    1. Sim, um consumo conscientizador! Melhor ainda quando consumimos uma música “pop” com uma mensagem por trás. Arte que é arte nos toca em várias camadas – mesmo que seja com sensações ruins.

  3. Não curti muito o ritmo da música, mas a importância dela como arte e conscientização são indiscutíveis. É muito triste e desolador ver como o preconceito está enraizado ainda nas pessoas. Acredito que os testes para entrar na polícia deviam ser ainda mais profundos e mais focados no lado psicológico (com testes periódicos), pois tem muitos policiais que usam e abusam de suas funções. Os casos estão ai para confirmar isso. Isso falando nessa situação específica né, pois em todos os meios encontramos gente assim! Penso que essa dura realidade ainda vai demorar um pouco para ser mudada.

    1. Concordo! Enquanto isso, só podemos continuar a luta e esperar por melhores resultados.
      Infelizmente, o racismo e a violência precisam ser abordados muitas outras vezes em músicas, filmes, livros, etc. para continuar a conscientização.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *