Oooiiii pra você que está lendo! A resenha de hoje é sobre Para Sempre Camélia. Esse k-drama original Netflix estreou em Outubro desse ano e é mais uma aposta do serviço de streaming para agradar a nós, dorameirxs.
Há seis anos, a pequena cidade interiorana de Ongsan viveu sob a ameaça do “Coringa”, que assassinava suas vítimas deixando sempre a mesma mensagem e nenhum vestígio. Na mesma época, Dongbaek (Gong Hyo-jin) chega no bairro comercial da cidade, causando falatório entre os moradores.
Isso porque ela não chega só: está acompanhada de um bebê e inaugurou seu bar, o “Camélia”. Apesar de a maioria dos estabelecimentos da região serem comandados por mulheres, ela é vista com preconceito por criar um filho sozinha e ser proprietária de um bar (ao longo da trama vemos que tudo não passa de insegurança/ciúmes por parte da maioria delas).
Com muito trabalho e suor, Dongbaek consegue fazer seu negócio crescer e criar seu filho, mesmo sofrendo abusos psicológicos por parte da vizinhança e do dono do estabelecimento que aluga, um homem que possui um casamento fracassado, que vê a inquilina como um objeto de conquista.
Agora, seis anos depois, as coisas estão um pouco melhores, porém sua vida dá outra volta. Hwang Yong Shik (Hang Ha-neul) é um policial que nascera em Ongsan e fora trabalhar na capital Seul, mas, depois de ser rebaixado, é enviado de volta para a cidade natal a fim de exercer sua profissão ali. O que chama atenção é o motivo dele ter sido rebaixado, fazendo com que o personagem ganhe nossa simpatia logo de cara.
Bem, acho que já deu pra ter uma ideia de quem fará parte do casal romântico dessa vez. Pois é, Dongbaek e Hwang encontram-se por acaso e ele se apaixona instantaneamente, já ela, acha que ele é um completo esquisito. Depois de um tempo, eles se reencontram, Hwag descobre que ela é a dona do “Camélia” e a defende de mais um abuso do proprietário do prédio, “limpando” sua primeira impressão com a moça.
Mesmo assim, ela é dura na queda, não dando ideia para o policial que, respeitosamente (e de forma engraçada) tenta conquistar o coração da bela dama. Sem querer, ele acaba fazendo amizade com o filho de Dongbaek, aumentando a proximidade entre ambos, mas, como ele mesmo já percebeu, é uma tarefa difícil ganhar a confiança da delicada Camélia.
Apesar da resenha da Netflix ser bem superficial, nos levando a pensar que é no amor por Hwang que Dongbaek consegue forças, o dorama apresenta um enredo muito bom, que trabalha temas importantes com humor, suspense e romance.
Os personagens são construídos de forma bem delicada, principalmente Dongbaek e seu filho, que passam juntos por dificuldades e preconceitos, não sendo fortes o tempo todo, porém levantando as mangas quando têm que lutar para defender quem amam. Hwang é um amorzinho, mesmo com seu lado bobinho, é um verdadeiro “justiceiro da lei”, fazendo de tudo para proteger aqueles que precisam. Até as vizinhas fofoqueiras têm um papel muito importante, assim como o outros personagens que são acrescentados na narrativa.
Confesso que eu esperava um dorama bem leve com um boa dose de romance, porém o suspense é bem presente, tanto que a cada episódio vamos descobrindo ligações entre o “Coringa” e a história de Dongbaek.
Com situações inusitadas, voltas ao passado e mistérios, esse drama é bastante fluido; a relação dos protagonistas também é maravilhosa, porque, embora Hwang seja pressionado a se casar, é possível que Dongbaek seja aceita pela família? Bom, isso não importa nenhum um pouco pra ele. Por outro lado, estaria a proprietária do “Camélia” disposta a embarcar em um romance depois de tanto tempo? E outra: o que ela faria se um antigo amor voltasse?
Sem perder o ritmo (embora o formato na Netflix seja de 16 episódios de uma hora), “Para Sempre Camélia” é cheio de surpresas, aliás, o título original é “When The Camellia Blooms”, ou seja, “Quando a Camélia floresce”, que na minha opinião, combina muito mais, já que ao longo da história vemos um amadurecimento da personagem principal.
Vale muito a pena acompanhar esse drama pelo enredo, personagens e fotografia. Se você já viu, o que achou? Se ainda não viu, ficou com vontade de assistir? Me conta aqui o que achou! Vou amar saber!
Que a força esteja com você.
Por Agnes Rufino.
Antes mesmo de começar a assistir ja vim ver qual a notinha por aqui pra saber se valia a pena ou não <3
Kkkkkkk justo ?❤️