[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image image=”23949″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]
Já pensou em como seria o mundo se as pessoas não morressem?
Melhor, já pensou o que seria da sua vida se você não morresse? A série “Upload” da Amazon Prime trata justamente sobre isso, sobre não mais morrer. Mas vamos com calma, ninguém aqui ficou imortal (ainda).
“Upload” tem como principal foco a criação num futuro não tem longínquo de uma tecnologia que permite as pessoas terem sua consciência transferida para o digital. Assim, mantém a personalidade daquele ser humano que antes estava vivo e o recriando em um mundo digital com um personagem em ambiente virtual e tudo mais (é tipo um The Sims com consciência das pessoas).
Essa imortalidade conhecida como Upload foi desenvolvida e é utilizada por empresas privadas que oferecem o serviço de criação dos ambientes digitais e de todo o suporte tecnológico que as pessoas quase mortas precisam. Claro, com um valor nada substancial.
É neste contexto que temos o personagem principal, Nathan Brown (Robbie Amell) que sofre um acidente de carro e acaba morrendo. Assim, tem sua consciência transferida para um desses serviços privados de vida após a morte.
Neste novo ambiente, ele retorna sem todas as suas memórias e busca a adaptação para a sua nova forma de estar vivo. Perdido nesse novo mundo, Nathan tem inicialmente a ajuda de seu “Anjo”, nome genérico dado a pessoa do suporte ao cliente que representa a empresa de Upload e que fica controlando as funções e características do pacote de dados do morto-vivo.
Com o passar dos episódios se compreende que a morte de Nathan pode não ter sido tão acidental assim. Com a ajuda de pessoas que estão dentro e fora do Upload, Nathan passa a descobrir que algo está ocorrendo. Isso envolve as memórias que ele não consegue se lembrar. Especialmente nessa contribuição temos a pessoa de Anjo, Nora Antony (Andy Allo), que com o passar do tempo passa a ter um relacionamento que supera o serviço de suporte ao cliente e que pode gerar ainda outros problemas para os dois.
Outros personagens que acompanham a série são Ingrid Kannerman (Allegra Edwards), namorada de Nathan que sendo rica é a pessoa que o coloca no ambiente virtual em que Nathan está. Luke (Kevin Bigley), um ex-cabo do exército que está no ambiente virtual e se torna amigo de Nathan, assim como Aleesha (Zainab Johnson) seu anjo e amiga de Nora.
A série também nos convida a refletir como a chegada das novas tecnologias. Difere-se para cada camada social, pois não podendo pagar os preços cobrados pelas grandes empresas de upload, a maioria das pessoas não consegue fazer o serviço para os seus familiares e ainda os vê morrer. Nesse ponto, a discussão de classe sempre parece ser interessante para gerar um dos pontos de conflito, não é?
Ainda sobre a modernidade, a série nos ajuda a visualizar um futuro próximo onde os carros são autônomos, a vida virtual é real, a integração homem-máquina com pessoas possuindo seus próprios computadores em braceletes, além de mudanças na alimentação que passa a ser feita em impressoras 3D, podendo até simular pratos de grandes chefes. A representação dessas tecnologias é muito bem feita e nos aproxima da realidade em como isso poderá ocorrer.
No fim, “Upload” é uma daquelas séries de ficção científica que se confunde com romance e traz uma boa dose de novidades. Busca adivinhar, de forma mais pé no chão, como seria a humanidade e a relação entre humanos dentro desse novo contexto. Indico para quem gosta de um estilo curioso.
[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_video element_name=”Vídeo” link=”https://www.youtube.com/watch?v=0ZfZj2bn_xg&ab_channel=AmazonPrimeVideo” remove_related=”yes” autoplay=”no” full_width=”no” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”image” color_row_height=”content-height” bg_image=”23947″ bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”no” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” el_class=”bg-fundo-post” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”first”] [spb_image image=”23945″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [/spb_column] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” el_class=”texto-a” width=”1/1″ el_position=”first last”]
Upload: Realidade Virtual
Gênero: Ficção Científica, Comédia, Drama
Data de lançamento: 01 de Maio de 2020
Diretor: Greg Daniels
Elenco: Robbie Amell, Andy Allo, Allegra Edwards, Zainab Johnson, Kevin Bigley
Temporada: 1
Episódios: 10
Network: Amazon Prime
País de Origem: EUA
[/spb_text_block] [/spb_column] [/spb_row]
Nossa, me lembrou “Black Mirror”