Olá, crianças! O tio chegou hoje com mais uma resenha de arrepiar os pelinhos da nuca. Vamos a mais um filme terrível! Hoje, vindo do ano de 2019, trago “A Maldição da Chorona”.
A película conta a história de Anna Garcia (Linda Cardellini), assistente social que tenta segurar a barra depois da morte do marido policial, desde então cuida de seus dois guris, Samantha (Jaynee-Lynee Kinchen) e Chris (Roman Christou). A vida da jovem Anna segue na normalidade até que segue ordens para resolver um dos casos, este já em sua responsabilidade há algum tempo.
A ideia era ir atrás de Patrícia (Patrícia Velásquez), uma imigrante mexicana que é vigiada e cuida de seus dois filhos. Ao chegar lá, a protagonista se depara com as crianças trancadas dentro de um armário e uns selos estranhos, a mãe dos pivetes diz que isso era para protegê-los, mas eles pouco ligam e prendem a moça.
Porém, alguns dias depois os filhos de Patrícia aparecem mortos, afogados em um rio. É chamado a assistente social para ir à cena do crime, para identificar os corpos. Em seguida, trazida por uma viatura, a tal Patrícia chega também. Ao se aproximar, comenta que tentava proteger os filhos do fantasma da “Chorona (Marisol Ramirez)”.
Chorona, antes de virar um fantasma, matou afogado os próprios filhos por ciúmes do marido. Desde então, vaga por aí caçando crianças para substituir seus filhos mortos. Ou seja, a Chorona vai atrás dos da Anna.
A trama é muito interessante, mas, ao mesmo tempo muito pobre, justamente pelo fantasma ir atrás de crianças, sem ter um motivo aparente. No filme, somos apresentados a teoria de que Chorona persegue crianças desobedientes, entretanto, somos apresentados a outra teoria que destroça a primeira, acabando com o sentido da coisa.
Filme sem graça que tenta tirar humor em momentos que não dá. Sério, produções de terror são feitas para dar medo ou crítica social. A produção desta maravilha trouxe alguns jumpscares básicos e tiradas de humor em horas que necessitamos de atenção, pois está ocorrendo algo importante.
Mas tem dentro de si atuações muito boas, como a de Roman Christou quando tenta escapar algumas vezes do fantasma. Seu empenho de correr, fugir e tentar sobreviver é algo admirável. No mesmo barco coloco a protagonista Linda Cardellini representando, indo proteger seus filhos dos perigos que estão rondando os garotos.
Os efeitos especiais dessa produção são bem interessantes, porque oscilam entre o simples, indo a uma maquiagem de olheiras, em que iremos perceber até uma explosão, que não tem como passar batido, isso sim, eles fizeram bem.
Em resumo, “A Maldição da Chorona” é um filme bom, não recomendo aos mais sensíveis, pois algumas cenas envolvem crianças. Não tem gore, logo, é mais tranquilo. Mas se tiverem a opção de ver outra coisa, façam, não estarão perdendo nada. Confiem no tio.
Vou ficando por aqui, até a próxima resenha! E lembre-se: bebam água, comam frutas e leiam bons livros. Tchau!
Parece bem legal o filme pena que algumas cenas me remeteu aqueles filmes bem fraquinho em terror, onde há apenas fumaça sem nenhum fogo.