Caso você não saiba quem é esse artista, estou aqui para ajudar! The Weeknd é o nome artístico de Abel Makkonen Tesfaye, canadense, 29 aninhos, cantor, compositor, dançarino, produtor, dono de vários sucessos que fizeram história na Billbord (e ex-namorado de Selena Gomes). Seu estilo musical chamou muita atenção por ser bem original, incrementando o estilo R&B alternativo (uma combinação maravilhosa de Blues, Soul, Rock, Pop, Funk e outros ritmados por teclados e instrumentos eletrônicos).
The Weeknd começou a carreira em 2010 publicando suas mixtapes no YouTube, uma forma de divulgar seu trabalho, que fazia desde a adolescência. Após muitas tentativas com gravadoras, em 2011 ele consegue assinar um contrato com a com a Republic Records, lançando “Trilogy”, uma compilação de suas composições originais, que atingiu o quarto lugar na parada Billboard 200, abrindo as portas da música para o jovem.
Desde então, passou a participar de festivais famosos e receber críticas positivas sobre seu trabalho, sempre lembrado pela originalidade dos hits. Sucessos como Earned It (2014), The Hills (2015) Satrboy (2016), I Feel it Coming (2016) e Call Out My Name (2018) renderam ao artista indicações ao Oscar, Grammy e as premiações mais desejadas do meio musical.
Toda a trajetória de The Weeknd interfere muito em seu trabalho, assim como suas influências musicais. Depois de um tempo sem lançar algo novo, ele chegou a anunciar que estava muito inspirado ultimamente, como não se sentia há muito tempo. Isso gerou muitas expectativas que, somadas ao suspense que ele fazia, só aumentou a curiosidade do público, que não esperava nada menos do que recebeu no dia 29 de novembro.
“Blinding Lights” chegou de forma inesperada e de cara já caiu na graça dos fãs e críticos. Trazendo o melhor do estilo pop dos anos 80, é impossível ouvir e não lembrar de Billie Idol, como também, referências ligadas a ele, por exemplo (pelo menos pra mim haha). É uma obra com um ritmo “contagiantemente” dançante, bem mixado com diversos elementos da musica eletrônica e com um toque melancólico do Indie – tudo harmonizado pela voz jovial e melódica do intérprete.
Cantando sobre a falta de um amor que se fora e sobre a falta que sente, a música é sobre alguém que não sabe mais amar e só há uma pessoa que pode fazê-la lembrar. Cego pelas luzes, ele precisa de seu amor para voltar a enxergar, já que há muito tempo está sozinho e precisa da sua presença para voltar a ser o que era. A canção tem um tom de desculpas, arrependimento e um pedido para que o alvo de seus sentimentos retorne, pois é a única pessoa em quem confia e de quem precisa (meio dramático né? Mas na canção, a temática fica mais diluída, eu garanto).
The Weeknd se mostra energético no single, que remete perfeitamente a uma noite em alguma balada em NY nos anos 80. Vale lembrar que essa é a segunda canção que o artista lança, pois no dia 27 de novembro “Heartless” chegou às plataformas digitais, só que esta não foi tão original quando “Blinding Lights”, uma vez que traz mais o estilo que estamos acostumados a ouvir.
Esses dois novos lançamentos fazem parte do novo projeto do cantor que está saindo do forno aos poucos. Ao que tudo indica, ele está em uma nova fase, mais introspectivo, focado no processo de criação, na arte em si. A própria capa do single conta com um The Weeknd retrô e iluminado. Lógico que boatos correm rápido por aí e já há quem diga que as músicas são “indiretas” para as ex-namoradas (particularmente, acho que não se tratam de indiretas e sim de inspirações baseadas em fatos da vida real).
Indireta ou não, o que importa é que “Blinding Lights” é um presente para aqueles que apreciam uma novidade à moda antiga e prova, mais uma vez, a autenticidade e criatividade de The Weeknd. E aí, já ouviu? Caso a resposta seja não, acesse as principais plataformas digitais para ouvir e conhecer o trabalho do artista! Ah! Não esquece de deixar sua opinião aqui em baixo, ela é muito importante!
Que a força esteja com você.
Por Agnes Rufino.
Opa consegui achar a informação correta que estava
procurando. Infelizmente tem muita informação errada na
internet. Compartilhei no meu facebook. Obrigado.