Inspired by True Events (2019) de Tori Kelly

Tori Kelly, no dia 9 de agosto de 2019, lançou pela Capitol Records o seu terceiro álbum de estúdio: Inspired by True Events. A cantora-compositora tinha lançado em 2018 o seu segundo álbum de estúdio, um álbum gospel, que inclusive a rendeu 2 Grammys. Contudo, o Inspired By True Events vendo sendo produzido desde 2016, antes mesmo de ter nascido a ideia do álbum gospel.

O terceiro álbum de Tori marca a volta da cantora para o gênero musical pop. Com influências principalmente em R&B, soul, blues e vibes acústicas, o álbum é feito de baladinhas, realmente uma vibe para relaxar e ficar de boa ou relaxar e chorar kkkkkk. A própria Tori comentou que acredita não existir nesse álbum alguma música “pop” que combine com o que vem tocando na rádio, o que faz o álbum algo que não segue as tendências das musicais atuais. O que pode ser comprovado pelo fato de ser o álbum que a artista menos teve sucesso em vendas, infelizmente.

Capa do Álbum

O acústico é bem presente nas produções de Tori, desde o começo de sua carreira, o que eu considero um diferencial dela. Para muitos a Tori é bem crua, como se a indústria musical não tivesse tomado a sua alma ainda hahaha. Além também tem um potencial do caramba, chegou a compor e produzir um EP todinho no seu próprio quarto e sozinha! Talento que chama né?

A ideia para a criação desse álbum surgiu quando a cantora viu diversos vídeos caseiros que a sua família tinha guardado, inclusive os áudios de alguns desses vídeos são utilizados para compor e tecer a linha histórica do álbum.

Inspired by True Events (Deluxe) conta com 18 faixas:

1 – Coffee
2 – 12/16/1992
3 – Change Your Mind
4 – Language
5 – 2 Places
6 – 8/28/1997
7 – Kid I Used To Know
8 – Pretty Fades
9 – 3/2/1991
10 – Sorry Would Go A Long Way
11 – Actress
12 – The Lie
13 – Until I Think Of You
14 – 3/26/1994
15 – Your Words
16 – Before The Dawn
17 – Until Forever
18 – Minute To Myself

Coffee (Ao Vivo)

Coffee foi escrita com aquela ideia de “quem me dera ser sua roupa, pra eu ficar agarrado em você”. A cantora escreveu por causa do relacionamento a distância que teve com seu namorado (que seria posteriormente o seu marido), que estava morando e trabalhando na Europa por um tempo. Ela fala sobre querer ser a xícara de café que ele usa, pois ela poderia beijá-lo toda manhã.

As faixas que possuem datas nos títulos são as que contém áudios de algumas gravações caseiras que Tori tinha revisitado. O uso dessas faixas deixa o álbum “cinemático”: a cantora conta sua história de vida através das músicas, mas as organiza como se fossem um filme. Isso é notável no próprio título do álbum, né? “Inspired By True Events” lembra aquilo que vemos em um trailer de um filme (principalmente em filmes de terror kkk) “Baseado em fatos reais”.

A primeira gravação é relativa ao nascimento de Tori, a segunda gravação mostra um momento de Tori na infância em uma conversa com sua mãe, a terceira gravação aborda o casamento dos pais de Tori e, por fim, a quarta gravação contém um discurso do avô de Tori, que faleceu.

Nos últimos 4 anos, a cantora passou por muita coisa: crises existenciais, depressão, falecimento de familiares, o seu próprio casamento… E utilizando todas essas histórias novas com o que a cantora havia passado, Tori Kelly construiu o Inspired By True Events: um álbum que emana vulnerabilidade e emoções.

Até o momento, o álbum conta com somente dois singles: “Change Your Mind” e “Sorry Would Go A Long Way”. Os clipes dos dois são conectados. A primeira música fala sobre apresentar o “namorido” para a família e se esforçar para mostrar para o pai o quão essa pessoa é a pessoa certa.

Já na segunda música, mostra o mesmo pai vivendo o relacionamento lindo com a sua mulher, até as coisas desandarem, findando em um divórcio. Essa música foi escrita inspirada no divórcio dos pais de Tori. Realmente, inspirada por eventos reais.

Image result for Sorry Would Go A Long Way Tori Kelly gif
Sorry Would Go A Long Way
Change Your Mind

 

 

 

 

 

 

Inspirada nos sentimentos de depressão e de crise existencial, a cantora compôs duas músicas: “Until I Think Of You” e “2 Places”. Ao escutar “Until I Think Of You”, é possível notar o que Tori sentiu ao sofrer depressão. Contudo, a cantora falou que essa música não representa muito todo esse sentimento, pois ela não conseguiu transcrever para letras o quão profundo e complexo era o que ela vinha passando. E nesse misto de sentimentos confusos e complexos (de estar em dois lugares ao mesmo tempo) a cantora compôs “2 Places”, que considero uma das melhores do álbum.

Sobre a perda de seu avô, Tori escreveu “Your Words”, onde ela fala sobre como ouvir as palavras do avô dela nesse momento poderiam fazer ela se sentir em paz. É uma música com influências no soul e no gospel, com acompanhamento de coral de igreja e tudo viu? Chorei.

Uma outra música que recomendo é “Pretty Fades”, que tem uma vibe animada e acústica e significa literalmente “Beleza Some”. Ela escreveu isso depois de uma conversa com seu marido sobre envelhecimento. No meio da conversa, o marido dela solta “Vou te amar mesmo quando você ficar feia” KKKK. A intenção foi bonita, mas a frase foi dolorosa, né?

Para lançamentos futuros no mundo da música, a cantora comenta que a música “Before The Dawn” representa a sonoridade que ela busca seguir posteriormente.

Por fim, pra quem não conhece a Tori Kelly, recomendo ouvir a discografia completa dessa garota, e sempre prestando atenção nas letras. As composições de Tori são fantásticas, uma peça rara no mundo pop, sem falar dos vocais né…

As músicas que se destacam para mim são: Coffee, Language, 2 Places, Pretty Fades, Sorry Would Go A Long Way e Your Words.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *