Nostalgia: Música Brasileira nos Anos 2000

[spb_image image=”22421″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Os anos 2000, para o cenário musical brasileiro, foi bem movimentado. Seja no funk ou no pop, diversos artistas ascenderam e tiveram seus hits icônicos tocando várias e várias vezes nas rádios, em novelas e, claro, em nossas cabeças. Provavelmente quem nasceu até a década de 1990 experienciou isso na pele. Por isso, trago aqui um momento de nostalgia, com 10 músicas brasileiras que bombaram no começo do novo milênio.

10 – Se Quiser (Tania Mara)

Lançada em 2006, a faixa foi tema da novela Páginas da Vida, onde foi ganhando fama.

Uma curiosidade que talvez vocês não saibam: a canção é uma versão brasileira de “Anytime”, que foi gravada, no início, pela cantora Mary Griffin e depois por Kelly Clarkson – mais especificamente para o álbum de estreia da artista.

9 – Você Sempre Será (Marjorie Estiano)

A canção fez parte da temporada de 2004 da novela Malhação, sendo uma música da banda fictícia “Vagabanda”, que tinha Marjorie Estiano como vocalista. A artista era atriz da novela no período, vivendo a pele da personagem “Natasha”.

Em 2005, “Você Sempre Será” ganhou o prêmio de Música do Ano do evento Melhores do Ano da Rede Globo.

8 – Ela Só Pensa em Beijar (MC Léozinho)

A faixa funk foi certificada com Disco de Platina pelos mais de 100 mil downloads pagos no Brasil. Atingiu em 2006 a posição de primeiro lugar na Hot 100 brasileira por várias semanas, chegando a ser uma das músicas mais tocadas na década de 2000.

7 – Tremendo Vacilão (Perlla)

Tirap, tchoron, tirap, tchoron, oh-ah, oh-ah! Outra febre de 2006.

A faixa traz um funk melódico que fez Perlla famosa e chegou a ser considerada a “Kelly Key do funk”. Depois Anitta chegou a fazer um cover da faixa, assim como também de outras faixas de Perlla.

https://www.youtube.com/watch?v=2IMi3GwD9LI

6 – Glamurosa (Mc Marcinho)

Lançada em 2002, Glamurosa só chegou a ter seu sucesso anos mais tarde. Com um arranjo funk mais contemporâneo para a época, a faixa se destacou, tornando-se a canção de maior sucesso do cantor.

E sabe quem foi a inspiração para esse hit? A rainha dos baixinhos, Xuxa, que inclusive foi super elogiada pelo Mc Marcinho. Para o artista, o funk deve muito a Xuxa, que desde o início – quando o gênero musical sofria muuuito preconceito – se dizia funkeira e tinha costume de convidar diversos artistas do funk para os seus palcos na televisão.

5 – Musa do Verão (Felipe Dylon)

Em 2003, com apenas 16 anos, Felipe Dylon se tornou um fenômeno musical brasileiro. A faixa “Musa do Verão” foi o carro-chefe da trilha sonora da temporada de 2004 de Malhação.

4 – A Lua Me Traiu (Banda Calypso)

Mesmo tendo sido lançado em 2004, esse hino é de senso comum dos brasileiros até os dias de hoje. O álbum “Volume 6” da Banda Calypso – que tem a faixa “A Lua Me Traiu” – vendeu mais de 1 milhão e meio de cópias, sendo certificado como Diamante.

Em cerca de 5 meses após o seu lançamento, o disco já tinha mais de 850 mil vendas e chegou a receber todos os seus certificados – inclusive o de Diamante – no programa Domingão do Faustão.

3 – Tô nem aí (Luka)

Essa daqui tem uma looonga lista de conquistas. Lançada em 2003, a faixa entrou para a trilha sonora de Malhação e partir daí começou a ser pedida em todas as rádios brasileiras. Tempo depois, ganhou o prêmio de Música do Ano pelo Melhores do Ano da Rede Globo. Além disso, foi utilizada em um comercial da Chevrolet e permaneceu por várias semanas entre as mais tocadas nas rádios brasileiras. Essa música estava em todo lugar – chegou até a tocar em rádios internacionais. Na época, Luka teve sua voz comparada com a de Shakira pela mídia.

2 – Baba (Kelly Key)

Lançada oficialmente no final de 2001, a canção foi o single de maior sucesso de Kelly Key, que chegou a ser considerada pela mídia a “Britney Spears brasileira”. É provável que essa comparação aconteceu porque a artista tinha um estilo sonoro semelhante ao da princesa do pop americano na época.

Pouco tempo após o seu lançamento, “Baba” alcançou o primeiro lugar em rádios brasileiras, o que fez com que a artista fosse convidada para se apresentar em programas como Planeta Xuxa, Caldeirão do Huck, Domingão do Faustão, Programa da Hebe e Domingo Legal.

A febre em relação a faixa foi tão grande que sites como o UOL Music e o Terra Música consideraram “Baba” a libertação do pop brasileiro e afirmaram que Kelly Key seria um nome a ser lembrado.

1 – Ragatanga (Rouge)

Lançada em 31 de agosto de 2002, a canção se tornou um imediato viral no Brasil. Conquistou o seu sucesso de maneira rápida, veloz e duradoura: “Ragatanga” se manteve na primeira posição nas rádios brasileiras por três meses consecutivos. Isso tornou o hit um dos maiores sucessos daquele ano e chegou a ser tocado mais de quinze vezes por dia nas rádios.

Para quem não sabe, essa música na verdade é uma versão adaptada para a língua portuguesa da canção “The Ketchup Song”, do grupo Las Ketchup.

O hit de Rouge tomou proporções estrondosas no Brasil, fazendo com que o grupo se tornasse não só popular em nossos país, como também em algumas partes do mundo. Tiveram shows pela América Latina e até mesmo matéria sobre o grupo na famosa revista norte-americana Billboard. Em menos de 3 meses após seu lançamento, o álbum em que estava a faixa “Ragatanga” já tinha chegado à marca de 950 mil cópias, tornando-se o campeão comercial de 2002 no Brasil. Um sucessão né?

https://www.youtube.com/watch?v=jSa_E00fBhg

E você, o que achou dessa lista? Teve alguma canção que você não conhecesse? Ou alguma que você sentiu falta? Pode compartilhar comigo nos comentários abaixo, vou ficar mais que grato pela sua opinião. Tenham uma ótima semana!

[/spb_text_block]

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *