Previsões do Grammy 2021: Possíveis Indicados a Gravação do Ano

[spb_image image=”22692″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

2020 pode ainda ter alguns bons momentos musicais, mas o Grammy – a maior premiação do mundo da música – já encerrou o seu ano. Para competir pelo prêmio, apenas produções musicais lançadas até o dia 31 de agosto de 2020 estão elegíveis.

Ou seja, músicas lançadas de setembro em diante, só podem competir para a premiação de 2022.

Enquanto esperamos o anúncio oficial informando quais são as produções indicadas para o Grammy de 2021, preparamos hoje uma lista de músicas que dominaram o ano, e que possivelmente serão as escolhidas para participar da competição. Vejam aqui os possíveis concorrentes ao grande prêmio de Gravação do Ano do Grammy.

The Weeknd – Blinding Lights

A música do cantor canadense (resenha aqui) The Weeknd foi lançada como o segundo single do álbum After Hours (2020) – quarto álbum de estúdio do artista.

Seguindo a tendência de música com vibe da década de 1980, a canção foi um super sucesso, viralizando no TikTok e chegando a alcançar o topo da Billboard Hot 100 – e a ter até mesmo uma versão forró hahaha

Apesar de ter sido lançada em 29 de novembro de 2019, a canção é elegível para o Grammy de 2021 pois o evento irá avaliar lançamentos musicais que ocorreram entre 1º de setembro de 2019 e 31 de agosto de 2020.

Dua Lipa – Don’t Start Now

“Don’t Start Now”, primeiro single do álbum Future Nostalgia (2020) da inglesa Dua Lipa, foi lançado em 1 de novembro de 2019. A faixa também possui inspiração em elementos musicais da década de 1980.

Esse hit pode não ter conseguido um primeiro lugar da Hot 100, mas isso não significa que não foi um sucesso massivo. A música atingiu o topo de paradas de países como Reino Unido, Austrália, Singapura, Malásia e Suíça. Em relação a Billboard Hot 100, chegou a atingir o segundo lugar, superando o hit anterior “New Rules” – lembremos que Dua já havia sido indicada ao Grammy (e inclusive ganhou) devido a qualidade e visibilidade de seu projeto anterior.

Harry Styles – Adore You

Mais uma possível indicação para Gravação do Ano é a canção “Adore You” do cantor britânico Harry Styles. A faixa foi lançada em 6 de dezembro de 2019, como terceiro single de Fine Line (2020) – segundo álbum de estúdio do artista.

Mesmo que tenha chegado somente ao sexto lugar na Billboard Hot 100, a canção se tornou outro viral do TikTok e Harry vem chamando a atenção do pessoal do Grammy há um tempo. Será que eles vão compensar pelo fato de não terem indicado nada do primeiro álbum de Harry para o Grammy de 2018?

BTS – Dynamite

Também inspirados nos anos de 1980, o grupo sul-coreano BTS lançou “Dynamite” em 21 de Agosto de 2020, a primeira música cantada totalmente em inglês pelos artistas. A canção age como o primeiro single para o futuro álbum do BTS intitulado “Be”, que tem seu lançamento previsto para o dia 20 de Novembro de 2020.

E dessa vez, eles conseguiram: a canção estreou no topo da Billboard Hot 100, o que torna BTS o primeiro grupo coreano a fazer tal feito. Além disso, a faixa ficou no topo, até o momento desse texto, por 3 semanas ao todo. Será que isso é o suficiente para o grupo receber a sua primeira indicação ao Grammy?

Doja Cat feat. Nicki Minaj – Say So (Remix)

“Say So”, da rapper americana Doja Cat, é mais uma faixa com influência nos anos de 1980. A canção age como o quinto single do segundo álbum de estúdio da artista, Hot Pink (2019).

Por si só, a faixa já era bem popular, sendo reproduzida frequentemente em desafios de dança no TikTok e alcançando o quinto lugar na Billboard Hot 100. Porém, o remix da música com a Nicki Minaj – lançado em 1º de Maio de 2020 – fez a faixa saltar cinco posições, alcançando o tão sonhado primeiro lugar.

Inclusive, alcançar o topo da Hot 100 com “Say So” foi um ato que quebrou recordes: além de ter sido o primeiro single número um de cada uma das artistas na parada musical, o remix marcou a primeira vez em que uma colaboração feminina entre duas rappers liderou o ranking. Além disso, “Say So” se tornou o primeiro dueto feminino a atingir o topo desde “Fancy” de Iggy Azalea e Charli XCX em 2014.

Megan Thee Stallion feat. Beyoncé – Savage (Remix)

O mais doido foi: enquanto “Say So” atinge o topo da Hot 100, o remix de “Savage” chega junto em segundo lugar na parada. Essa combinação de “Savage” e “Say So” foi histórica. É a primeira vez que quatro artistas solo negras ocuparam a primeira e a segunda posição na maior parada musical. Na semana seguinte, “Savage” toma o topo da parada para si, não se contentando com o segundo lugar.

Mas voltando, “Savage” é uma canção da rapper americana Megan Thee Stallion, gravada para seu terceiro EP Suga (2020). A canção age como o terceiro single do EP da artista e também conseguiu se tornar um viral no TikTok, onde pessoas realizavam um desafio de dança ao som do refrão da faixa.

O remix com Beyoncé foi lançado em 29 de abril de 2020, tornando-se a música de maior sucesso de Megan até o momento desse texto – e provavelmente a canção que trará as primeiras indicações para a artista no Grammy.

Lady Gaga feat. Ariana Grande – Rain On Me

O hino “Rain On Me”, que junta as divas pop Lady Gaga e Ariana Grande, também deve receber sua indicação na grande premiação musical. A faixa foi lançada como o segundo single do sexto álbum de estúdio de Gaga, Chromatica (2020).

A canção, além de ter ficado em primeiro lugar no chart do Reino Unido, também estreou no topo da Billboard Hot 100. Isso fez com que Gaga, junto a Beyoncé e a Mariah Carey, se tornassem as únicas a alcançar o topo em três décadas diferentes. Um hino desse calibre provavelmente deve ser indicado ao Grammy.

Cardi B feat. Megan Thee Stallion – WAP

Outro single que estreou no topo da Billboard Hot 100 foi “WAP”, da rapper Cardi B com participação da rapper Megan Thee Stallion. A faixa foi lançada em 7 de agosto de 2020 como o primeiro single do futuro segundo álbum de estúdio de Cardi B.

Com uma sonoridade derivada do hip hop e do dirty rap, a faixa vem fazendo muito sucesso – de forma controvérsia, só porque há muitos palavrões (conservadores zzzz).

Uma coisa interessante a ser ressaltada em relação ao cenário musical de 2020 é o fato de que: 4 vezes – no mesmo ano – colaborações femininas chegaram ao topo da maior parada musical do mundo. Antes disso, só existiam CINCO músicas de colaboração feminina que atingiram o topo na história! O que serve de prova de que o cenário musical tem uma grande dominação masculina.

Por causa de “Say So”, “Savage”, “Rain On Me” e “WAP”, agora são nove colaborações de artistas mulheres que atingiram o topo. Será que finalmente o cenário musical vai ter uma valorização da expressão feminina de forma adequada e merecida?

Não temos ainda as indicações confirmadas para o Grammy de 2021 – que só devem sair no final de novembro. Porém, provavelmente deve ser um cenário mais feminino, mais preto e mais aberto para culturas externas aos Estados Unidos – pelo menos espero.

[/spb_text_block]

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *