The Kiss of Deception (2014) de Mary E. Pearson

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image image=”22437″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Vou começar essa resenha com uma pergunta: qual é o vilão das suas leituras? No meu caso, o vilão é expectativa. Pode parecer bobeira, mas se espero muito de um livro e ele me entrega menos do que esperava já bate um desanimo e a leitura começa a ficar complicada.

Isso aconteceu com “The Kiss of Decepcion”. Nossa! Como queria ler esse livro… Li resenhas maravilhosas, fui cheia de sede ao pote e quase que me afoguei com toda a empolgação. Vou explicar direitinho, mas aviso que é melhor segurar a emoção para não se decepcionar.

Lia é uma jovem herdeira do trono de Morrighan. Seu dever é o de servir o seu reino e assumir a coroa quando isso lhe for designado. Logo sua família arma um casamento com o príncipe do reino vizinho, Dalbreck, sem consultá-la para saber se era isso que ela realmente queria.

Nem sequer conhecia o rapaz, nunca o tinha visto na vida e o veria pela primeira vez no altar. Tudo ia bem, até que, no momento da festa, quando todos estavam na igreja, esperando a entrada da noiva, Lia decide fugir de tudo aquilo.

Entra em uma carruagem alugada junto à Pauline, sua dama de companhia e amiga fiel. Ambas partem rumo à Terravin, reino vizinho, intermediário entre os outros dois. Mas, sabendo do sumiço de sua possível futura esposa, o príncipe resolve partir em sua busca, correndo atrás de informações de seu paradeiro. Não está sozinho nesse mesmo rumo. Um assassino recebe a missão de matar a Princesa Arabella, como também é chamada, e vai em seu encalço para assim o fazer.

Enquanto isso, em Terravin, Lia e Pauline começam uma nova vida, tendo de se virar para conseguir sobreviver. Mesmo sem os luxos e privilégios que a vida na realeza proporciona, têm que trabalhar duro para se sustentar. Lia percebe que sua liberdade é o seu bem mais precioso e decide que não deixará que a tirem em momento algum. Porém, dois novos viajantes surgem no reino, um deles para se casar com ela e um para matá-la. Como Lia saberá quem é quem e como ela conseguirá desviar do perigo? As aparências enganam? O que está por trás de cada cavalheiro, mesmo com suas motivações particulares?

“Kiss of Deception” é o primeiro livro da trilogia Crônicas de Amor e Ódio, já estando finalizado no Brasil. Essa é uma história de romance com protagonistas femininas fortes, corajosas e independentes que não precisam de príncipes encantados ou mocinhos encantadores para viver e conseguir o que querem.

Lia é uma protagonista que se encaixa bem nesse perfil citado. Nunca admitiu muito o fato de ser a Primeira Filha da Casa Real, posição que traz consigo enormes responsabilidades. Além disso, o casamento que lhe fora imposto foi o estopim para decidir abrir mão de vez de tudo aquilo que sempre buscou: sua liberdade. Ela se encaixa no perfil de protagonistas que surgiu nos últimos anos nos livros YA e sobrenaturais.

A grande sacada do livro, além do protagonismo interessantíssimo de Lia, é a exclusão da identificação do príncipe e do assassino durante a narrativa. Lemos os capítulos de ambos sem saber quem é quem, criando os perfis dentro de nossa própria mente. Apenas no final tudo é revelado e o leitor fica finalmente sabendo se torceu para o que queria ou não, além das reais intenções de cada um. Esse elemento foi usado de forma muito inteligente pela autora, pois cria um elo de conexão muito forte com o leitor, fazendo com que ele devore o livro até a última página.

A mitologia da história também é interessante. Não me aprofundarei muito nesse tópico, para não dar spoiler a quem ainda não leu, mas a protagonista desenvolverá algo que lhe será muito útil no seu futuro na trama.

Nesse momento, você deve se perguntar o porquê da minha decepção com a história, não é mesmo? Vou explicar. Por muitas e muitas páginas, a história é muito parada, começa com a emoção da fuga e depois entra em um marasmo enorme. Os capítulos são basicamente sobre o dia-a-dia da Lia como garçonete e sua interação com os meninos. Só isso.

A autora explica um pouco das cresças ao longo do livro, mas confesso que não entendi muito bem. Fiquei perdida por um bom tempo tentando entender toda a parte mística da história. Falei que as primeiras filhas têm um dom dado pelos Deuses? Então, elas têm, mas não entendi bem quais são esses dons, se são diferentes de uma pessoa para outra, sei que nem todas têm e Lia reprime o dom dela até não da mais. Mesmo assim, isso ficou em aberto por um longo tempo e me cansou ficar no escuro quanto a isso.

Outra coisa que me deixou decepcionada foi que EU descobri quem era quem muito rápido. Ficou claro logo no começo e um pouco da emoção da história se perdeu ali.

Se você juntar história parada, ficar perdida por falta de informação e descobrir o segredo rápido demais, dá para entender meu desânimo com a narrativa.

Vejam bem, não é ruim. Apenas é bem lento e isso me estressou, pois esperava um livro mais movimentado com muitos acontecimentos e não aconteceu nada. Absolutamente nada até a segunda parte da história, que, meus amores, fez valer a pena cada segundo de marasmo que suportei.

Sendo assim, minha dica é a seguinte: se quiser desistir, se achar um pouco chato, persista. Você não vai se arrepender.

Vale destacar aqui o trabalho da editora com o livro. A edição está lindíssima com capa dura, folha de guarda com o mapa do território onde se passa a história, um belo projeto gráfico e marcador de fita, além de alguns mimos para quem comprar o livro (pôster e marcadores).

Fiquei impressionado quando entrei em contato a primeira vez, pois, pela primeira vez em todos esses anos que trabalho com livros, vi uma edição nacional superar a original, em hardcover. Já havia lido “Kiss of Deception” anteriormente em inglês, a trabalho, e gostei muito do resultado tanto de edição quanto de tradução que a Darkside fez com o texto.

A tradutora, Ana Death Duarte, que assina a tradução de séries como “Belo Desastre” e “Guerra dos Fae”, fez um trabalho muito bom, dando sentido a termos específicos da história original e mantendo a grafia quando necessário.

Recomendo muito a leitura de quem gosta de romances com protagonistas fortes e destemidas, como a da série Trono de Vidro, e de história da realeza, como na série A Seleção de Kiera Cass.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”image” color_row_height=”content-height” bg_image=”22437″ bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”yes” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” el_class=”bg-fundo-post” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”first”] [spb_image image=”22438″ image_size=”full” frame=”noframe” caption_pos=”hover” remove_rounded=”yes” fullwidth=”no” overflow_mode=”none” link_target=”_self” lightbox=”no” intro_animation=”none” animation_delay=”200″ width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image] [/spb_column] [spb_column col_sm=”6″ padding_horizontal=”0″ width=”1/2″ el_position=”last”] [spb_text_block element_name=”Bloco de Texto” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” el_class=”texto-a” width=”1/1″ el_position=”first last”]

The Kiss of Deception

Autora: Mary E. Pearson

Gênero: Fantasia

Ano de lançamento: 2014

Editora: Darkside

Nº de páginas: 489

País de Origem: EUA

[/spb_text_block] [/spb_column] [/spb_row]

1 thought on “The Kiss of Deception (2014) de Mary E. Pearson”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *