Universo Anime (2019) da Netflix

Oooiiii pra você que está lendo! A resenha de hoje é sobre… Universo Anime! 
Essa é pra você que ama passar horas maratonando aquele anime de 800 episódios (cof cof One Piece cof cof) ou espera a semana inteira pra assistir o que ainda está sendo lançado. Mas, se você ainda não veio para esse lado da força, esse documentário curtinho é perfeito para mostrar o maravilhoso – e difícil – universo dos animes!
Nele acompanhamos a cineastra Alex Burunova na busca pelas origens dos animes através de entrevistas com produtores, diretores e membros envolvidos em sua produção. O interessante é que a obra mostra as contradições entre a cultura japonesa, tão tradicional, que inspira ordem e tranquilidade e os animes que possuem temas tão variados, que tratam temas relacionados à tradição ocidental em cenários complexos e difusos.
Para conhecer e apresentar os bastidores por trás das animações, o documentário possui diversas entrevistas com nomes de peso da área. Entre eles, vemos Kozo Morishita presidente da Toei Animation, Yoko Takahashi a intérprete da música de abertura do anime Neon Genesis Evangelion e Shinji Aramaki diretor do novo Ultraman. 
Claro que, por se tratar de uma produção original da Netflix, é uma imersão um tanto tendenciosa, já que o foco é a produção de animes produzidos totalmente, parcialmente ou que foram incluídos na plataforma. 
 
Os títulos destacados são o remake de Saint Seiya, Ultraman, Aggretsuko (que aliás, têm resenhas aqui no blog), Castlevania, Baki, Rilakkuma and Kaoru, Fullmethal Alchemist, Kengan Ashura, além daqueles que entrarão no catálogo em breve como 7SEEDS e Cannon Busters (eu estou mega ansiosa para assisti-los!).
Particularmente, recomendo muito esse documentário, pois as entrevistas são muito ricas em conteúdos e nos revelam o trabalho duro de pessoas que basicamente vivem para produzir aquilo que, além de entreter milhares de pessoas de todas as idades, também conduziram gerações e formaram um novo tipo de cultura. 
Afinal, animes não são apenas desenhos, mas sim expressões artísticas de um modo de pensar, um modo de vida e que acolhe as nuances do dia-a-dia em traços manuais aliados à tecnologia. 
E aí, já assistiu? (Qual anime começou a maratonar? Kkkk). Ainda não? Então corre lá e depois dá uma passadinha aqui no blog para conferir nossas resenhas de anime e começar sua vida nesse maravilhoso mundo!
 
Que a força esteja com você.
Por Agnes Rufino.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *