Yakusoku no Neverland ou The Promised Neverland é um dos animes da temporada de inverno desse ano que se tornaram os queridinhos do público otaku. E não é por menos. Com uma abordagem inicialmente inocente e sutil, o anime surpreende quem o assiste já no primeiro episódio.
No ano de 2045, 38 crianças vivem na Casa Grace Field, um orfanato tranquilo e de ambiente familiar dirigido pela “Mamãe”, nome pelo qual as crianças se referem à mulher que zela pelos cuidados e educação de cada uma delas. Com um rotina normal que inclui refeições deliciosas, testes técnicos, estudos e tempo livre para brincadeiras e diversão, todos são felizes e levam uma vida normal.
Mas nem tudo é o que parece.
Sem muitas regras, a única exigência é que as crianças nunca cheguem perto do grande portão ou atravessem a grade que separa o terreno da casa do restante da floresta. A maioria delas segue à risca as regras, outras, nem tanto.
Após Conny, uma garotinha de seis anos, esquecer seu coelhinho de pelúcia no orfanato em sua despedida, pois fora “adotada”, Emma e Norman – duas, das três crianças mais velhas do lar – decidem entregar o pelúcia à menina, indo atrás dela. Eles seguem o caminho que todas as crianças escolhidas fazem sempre que estão para partir e esperam encontrar a pequena garota.
Porém, ao chegar no local, eles acabam não encontrando o que esperavam. Pelo contrário, o terror é apresentado diante de seus olhos ao perceberem qual é o verdadeiro destino. Além disso, descobrem que Isabella, nome verdadeiro da “Mamãe”, na verdade, não é quem eles pensavam que fosse . Apavorados, ambos fogem do local e voltam para a casa, perplexos e sem acreditar no que haviam visto.
Ray, o terceiro mais velho da Casa, percebe o comportamento estranho dos amigos e acaba fazendo com que os dois contem a ele o que viram naquela noite. A partir daí, Emma, Norman e Ray unem suas forças e habilidades para descobrir a verdade e escapar do destino cruel para o qual foram reservados.
Confesso que meus dedos estão agitados para escrever mais sobre o enredo desse anime incrível, mas como o “grande segredo” é revelado já no primeiro episódio e tudo se desenvolve a partir disso, torna-se impossível dar mais detalhes sem o temido spoiler.
No entanto, ainda resta muita coisa a se falar sobre Yakusoku no Neverland. Por ser um anime classificado como shounen, espera-se muita ação e um enredo forte (não há decepções quanto a isso, eu garanto). O gênero dominante é, sem dúvida, suspense e terror psicológico, produzidos de uma forma tão fantástica que prendem a atenção de quem vê a todo momento.
E o que falar dos personagens? Sem palavras! A construção psicológica não tem nenhum defeito, cada um tem uma caracterização própria sem deixar de ser harmônica. Emma, a principal, é simplesmente adorável! Meiga e dócil, ela preza, acima de tudo, o bem de seus irmãos, porém, sem deixar de ser forte e determinada.
Norman mesmo tendo seu lado racional mais aguçado, pensa sempre no grupo antes de tomar suas decisões. E Ray, – ah, o Ray – um dos personagens mais surpreendentes e enigmáticos, deixa a narrativa ainda mais instigante com seu jeito “misterioso”.
Vale ressaltar a qualidade da fotografia dos cenários e dos efeitos sonoros: os tons escuros, o uso do sombreamento, a iluminação, a trilha sonora de fundo, dublagem, cada respiração bem marcada, cada menear de cabeça, desviar de olhos e pequenos gestos e sons criam, com muito sucesso, uma atmosfera de suspense perfeita (sério, a cada episódio meu coração parecia querer sair pela boca haha).
E como se não bastasse ter um enredo principal sensacional, o anime ainda traz uma carga emocional muito forte. A todo momento vemos que o foco não são os inimigos – embora eles sejam essenciais para o desenvolvimento da história – mas sim, a relação entre as crianças.
Por vezes esquecemos que os mais velhos têm apenas onze anos, porque as questões com as quais eles lidam são demasiadamente profundas. O senso de proteção e responsabilidade confronta o amor, o ódio, o medo e a coragem. Põe à prova até que ponto alguém chega para proteger a si mesmo e àqueles a quem ama.
Bastante enigmático, somos convidados a desvendar os segredos por trás da história. Apaixonante, a empatia pelos personagens é inevitável. Completo, não deixa dúvidas de que é um dos melhores animes de 2019. E, para nossa alegria, a estreia da segunda temporada já está prevista para o ano que vem (uhul!!!).
O anime foi adaptado do mangá escrito por Kaiu Shirai e ilustrado por Posuka Demizu, a primeira temporada possui doze episódios e no Brasil é distribuída pela Crunchyroll. Não perca tempo e corre lá para conferir! Depois, não esquece de passar aqui pra falar o que achou!
Já assistiu? Então comente aqui suas impressões, vou amar saber sua opinião!
Por enquanto é isso, vejo vocês na próxima resenha! (Ah! Se tiverem sugestões, por favor, fiquem à vontade! A casa é de vocês haha).
Que a força esteja com você.
Por Agnes Rufino.
Pooow esse anime está na minha lista mas tinha meio que dropado ele, porém dps dessa explanação de alto nível da Agnes não tem como não ficar animado pra assistir né!? Rsrs
Kkkkkkkkkjjkj Jão do céu! Não dropa ele não! É muuuuito bom mesmo! Muito obrigada! Volte sempre hahajajaja