Caro(a) leitor(a), se chegou até aqui e nunca ouviu falar desta série inglesa, precisamos ter uma conversa séria. Dinheiro, crimes, drogas e sexo são uma pequena parte do que se trata Peaky Blinders, afinal, são cinco temporadas para te levar à loucura com tanta coisa que pode vir a acontecer com uma pegada gangster. Eis onze motivos para você maratoná-la agora mesmo!
1. Thomas Shelby
Muito promissor começar logo de cara com o protagonista, mas a figura é lendária. Seu lado frio, misturado com pequenos momentos em que demonstra afeto são parte do charme. Claro que pode não parecer um galã de Hollywood, mas garanto que Thomas, interpretado por Cillian Murphy, é razão suficiente para te empolgar com tanto mistério envolvido e a fidelidade pela família (muito presente na série).
2. Enredo
Sabe quando a história começa boa, continua ok e, então, perde a linha? Bom, Peaky Blinders não é assim mesmo. A quantidade certa de episódios faz com que o(a) telespectador(a) fique curioso(a) do que está por vir, uma vez que a dinâmica dos personagens nunca é parada. A trama sempre muda o foco em cada temporada, o que nos agita (e nos tira lágrimas).
3. Mulheres, sim!
Amigas, esta aqui é para vocês. Não ache que porque Thomas Shelby é o protagonista que só tem machos no poder. A série dá importância às mulheres com tamanha liberdade que muitas não tinham na época. Polly (Helen McCrory), Lizzie (Natasha O’Keeffe), Ada (Sophie Rundle), Linda (Kate Phillips) ganham mais brilho no decorrer da história, mostrando aquele empoderamento representativo que queremos. Vale apontar que Polly é a cabeça do negócio (pois Thomas sempre a consulta) da família Shelby, a minha preferida sem sombra de dúvidas.
4. Elenco
Não poderia deixar de fora os que não foram contemplados anteriormente, os irmãos Shelby: Arthur (Paul Anderson), John (Joe Cole), Finn (Harry Kirton). Cada um com a personalidade diferente do outro, tempos um leque de opções para escolher quem é nosso favorito(a), já que Ada (a única irmã) também brilha entre eles. A escolha dos personagens deu muito bem com os atores, impossível de imaginar outro que fizesse melhor (protagonistas e coadjuvantes). Daria fácil cinco estrelas para esse elenco maravilhoso que atua de forma impecável.
5. Participações especiais
Talvez você, caro(a) leitor(a), não conheça os atores anteriores, mas com certeza conhece os famosos de Hollywood que deram uma palhinha na série para apimentar o enredo. Contamos com a presença ilustre de Tom Hardy (nosso Venom), Sam Claflin (estrela de Jogos Vorazes e Vidas à Deriva) e Adrien Brody (estrela de O Pianista e King Kong). Ainda não está convencido?
6. Produção
Aqui vai um combo para explicar o quão trabalho é a a série. Os detalhes devem ser destacados e, por isso, são um belo motivo para te convencer a assistir. Cenário pós Primeira Guerra Mundial retrata uma Inglaterra horrenda com a periferia suja e desesperançosa. O figurino não fica por menos, conforme os Shelby ganham dinheiro, o luxo nas roupas é glamouroso (só quero). Nem pense que a fotografia fica por menos, porque a produção cuidou para que as cenas fossem entregues com a melhor qualidade e ângulo possível. Arrasaram, hein!
7. Trilha Sonora
Já corre para o Spotify, porque se não te convenci até agora, daqui você não passa! Um dos maiores charmes que encanta a todos os fãs da série é sim a trilha sonora impecável que mistura rock, punk e alternativo nos melhores momentos (sabe aquela cena insana de tiros, pois é!). Algumas das lendas envolvidas são: Artic Monkeys, The Kills, Imagine Dragons, David Bowie e Black Sabbath. Incrível, não?
8. Peaky f*cking Blinders!!!
Os loucos (porque são mesmo) dessa família geram cada cabelo branco no inimigo que você não resiste em rir. Arthur, o mais velho e violento, está sempre metido em brigas enquanto John, o quarto irmão, é o seu companheiro para se meter nas furadas (ainda bem que temos um Thomas bem armado e influente). A frase no tópico é típica dos inimigos dos nossos nada heróis. Se pensou por um segundo que essa série tinha mocinhos louvados, está no lugar errado MESMO.
9. Inimigos
Falando neles, vamos apresentá-los a vocês! Peaky Blinders não discrimina ninguém, porque briga com todos. Russos, italianos, americanos, ciganos, chineses, judeus e é gente que não para mais. A lista é longa e só dá motivo para ficar em alerta já que a vida de um Shelby passa a valer mais. Quem quer a cabeça de Thomas? Haha entra na fila, querido(a).
10. Época
Talvez isso não seja lá um encanto para você que espera algo recatado e sem graça. Isso porque não estamos falando de nobres nem da alta sociedade inglesa. Os Peaky Blinders são misturados com o sangue cigano, o que é razão de desprezo por muitos dos inimigos. Como eles nasceram na pobreza, nenhum se comporta com o nariz empinado que pode imaginar. As roupas e o cenários, como já comentados, são um plus ao estilo gangster irresistível.
11. Está na Netflix!Por último, não deixo de falar que a senhora Netflix disponibiliza essa série toda (muito obrigada!) fantástica para maratonar no final de semana. Ou seja, nenhuma desculpa já que você ficou curioso(a) para saber um pouco mais dos Peaky Blinders.
Comenta aqui embaixo se você vai assistir ou se assistiu e o que achou. Quero saber <3